Com objetivo de atualizar os profissionais de enfermagem da atenção básica sobre novas tecnologias em curativos, padronizar as condutas na rede básica e reduzir complicações e internações, a Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí disponibilizou treinamento para garantir a reabilitação e qualidade de vida para os pacientes.
No total, foram realizados três encontros durante o mês de agosto. Os cursos foram ministrados pelas enfermeiras especialistas em estomaterapia e tratamento de feridas Ana Paula Barbieri e Juliana Pansanato Vetrone.
A capacitação foi realizada com aulas teóricas e atividades práticas, com participação de pacientes das unidades de saúde, que gentilmente aceitaram o convite em participar e assim auxiliar na construção de conhecimento dos profissionais de saúde.
Além do curso de atualização de feridas, os enfermeiros também tiverem treinamento para exame do pé diabético; este exame é uma avaliação feita em pessoas com diabetes para identificar lesões, úlceras e diagnosticar alterações de sensibilidade, a partir dessa classificação o enfermeiro pode orientar e prescrever cuidados para evitar complicações principalmente as amputações.
A Coordenadoria de Saúde agradeceu o compromisso dos profissionais que participaram e destacou a dedicação da equipe de enfermagem na realização do cuidado com qualidade e atenção.
- Taguaí