A previsão do aumento de casos de dengue para as próximas semanas em todo o Estado de São Paulo tem mantido os profissionais de saúde em vigilância no município de Taguaí.
A cidade que passou por uma epidemia de dengue no início de 2024, busca através das ações intersetoriais realizar planejamento estratégico para eliminação e controle dos criadores do mosquito Aedes Aegypti.
Para fortalecer o trabalho de controle e combate as doenças transmitidas pelo mosquito, a Coordenadoria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica têm buscado envolvimento de todo setor público e da comunidade, formando uma rede de responsabilidades que possa fortalecer o trabalho da saúde.
Os profissionais têm realizado reuniões frequentes com gabinete da prefeitura e demais coordenadorias municipais.
Os resultados foram positivos no mês de dezembro, pois já foi realizado diversos mutirões de limpeza em parceria com departamento de obras e atualmente estão sendo realizados a limpeza de terrenos baldios com apoio da coordenadoria do meio ambiente.
Foram realizadas reuniões de educação continuada e informações sobre manejo e fluxo assistencial de dengue com todas as unidades de saúde, as ações foram desenvolvidas pela Coordenadora da Atenção Básica Giovana Cadamuro Rocha de Andrade e pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fabíola Corral da Silva Lima.
“Precisamos que mais pessoas se envolvam no combate à dengue, é uma questão de cidadania e civilidade. Esta rede precisa ser estendida a todos os munícipes, os agentes de endemias têm encontrado muitas larvas em residências e isso é preocupante! Juntos somos mais fortes! Inspecione sua casa e seu quintal, não espere”, destacou a enfermeira Fabiola.
- Taguaí