Mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio contou com atividades no município
A prefeitura Municipal de Taguaí, por meio das secretarias da Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde, realizou diversas ações ao longo deste mês em referência ao “Setembro Amarelo” - conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com destaque maior no evento ocorrido nesta semana com o tema “Setembro pela Vida”.
O evento estava previsto para acontecer na segunda-feira (26), na Praça “Ângelo Gobbo” com caminhadas dos ESF, escola e projetos até a praça, porém devido às fortes chuvas, foi remarcado para o dia 28 de setembro no Centro Educacional.
E neste evento a psicóloga Silvia e a enfermeira Martina iniciaram contando a história de como surgiu e o porquê da cor escolhida ser o amarelo. Em seguida, a psicóloga Priscila Prado trouxe reflexões ligadas ao conteúdo da saúde emocional, e sobre apreciar o belo nos pequenos detalhes do nosso dia.
Também a estagiária de serviço social Karen, juntamente com o grupo de adolescentes do SCFV do Cras, realizou uma apresentação em Libras em alusão ao setembro verde e amarelo.
Após a apresentação da estagiária, foi seguida pela apresentação do grupo de idosos do Cras, grupo de Coral “Tocando em Frente” com o Maestro Márcio, finalizou-se o evento com músicas animadas e danças realizado pela Leilane, do setor do esporte.
“Neste Setembro Amarelo queremos reiterar que sempre é importante falar de forma segura e responsável, pois o suicídio é um tema sensível e que exige cuidado para não criar gatilhos para as pessoas vulneráveis”, destacou o prefeito Edinho Fundão.
Vale destacar que desde 2014, o mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção das ocorrências de suicídios, a partir de ações de conscientização sobre o tema.
- Taguaí
- Geral