O Sindicato Rural de Piraju – Senar/SP através de seu presidente Luiz Otávio Motta e da coordenadora do Senar, Renata Spinardi Garcia, a pedido do prefeito Valtinho Boranelli, promoveu nos dias 19 a 21 de maio o curso de “Rosas” e nos dias 24 e 25 o curso de “Orquídeas”.
Ambos os cursos foram ministrados pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Adolfo Molina da cidade de Ourinhos.
Durante as aulas no curso de Rosas os alunos aprenderam a história das rosas e seus tratos culturais, além de dicas e técnicas de irrigação, adubação, poda, replantio, enxerto, controle de pragas e o plantio comercial.
O curso de orquídea os alunos aprenderam técnicas de cultivo, controle de doenças, formas de crescimento e ambientais, nutrição e plantio. O objetivo é ensinar os alunos a cultivar orquídeas de forma correta e adequada para comercialização.
Todos os dias de cursos os participantes receberam lanches e almoço.
Para finalizar os cursos o Senar enviou 20 marmitas, sendo 10 para cada curso a serem distribuídas as famílias carentes do município, através do novo projeto “Alimentação do Senar”.
As consequências dessa pandemia surtiram efeitos tanto de ordem econômica como social, aumentando os números de pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial de pessoas sem acesso a alimentação. Dessa forma o Sistema Faesp – Senar- AR/SP propõe ações em diversas frentes para minimizar o impacto da falta de alimento junto a população de maior vulnerabilidade.
Não houve nenhum custo aos participantes, que em breve receberão os certificados expedidos pelo Senar, receberam material didático e alimentação.
O curso foi realizado com sucesso graças ao apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundo Social.
- Tejupá
- Região