O Sindicato Rural de Piraju e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP), a pedido do prefeito Valtinho Boranelli, promoveram em Tejupá nos dias 11 e 12 de junho o curso de “Aproveitamento Integral dos Alimentos” e nos dias 13 e 14 o curso de “Boas práticas caseiras na manipulação de alimentos”, ministrados pela instrutora do Senar Marta Regina Matta Cardoso da cidade de Assis.
Durante as aulas no curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, os alunos aprenderam como utilizar 100% os alimentos, aproveitando as cascas, caules e talos das frutas e legumes. Durante as aulas foram desenvolvidas inúmeras receitas, entre elas, bolo de banana, feito com o aproveitamento das cascas das frutas, molho de tomate e de beterraba, salada de abóbora, charuto com folhas de couve, entre outros.
No curso, a professora Marta passou para os alunos a importância do aumento do consumo total dos alimentos, fazendo com que eles comecem a aproveita-los integralmente em suas casas, proporcionando para si mesmos e suas famílias refeições até mais nutritivas, enriquecedoras e gerando uma economia na hora das compras. Todos os métodos ministrados pela professora são simples e práticos, fáceis de fazer em casa.
O curso de Boas Práticas Caseiras na Manipulação de Alimentos, os alunos aprenderam práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo todas as etapas: local de compra, embalagem, armazenamento, a higiene, o pré-preparo, preparo dos alimentos. Todos os dias de cursos os participantes receberam lanches e almoço.
Para finalizar os cursos, o Senar enviou 20 marmitas, sendo dez de cada curso para serem distribuídas as famílias carentes do município, através do novo projeto Alimentação do Senar.
“As consequências dessa pandemia surtiram efeitos tanto de ordem econômica como social, aumentando os números de pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial de pessoas sem acesso a alimentação”, frisou a instrutora.
Dessa forma o Sistema Faesp – Senar/SP propõe ações em diversas frentes para minimizar o impacto da falta de alimento junto a população de maior vulnerabilidade.
Não houve nenhum custo aos participantes, que em breve receberão os certificados expedidos pelo Senar, que ofereceu também material didático e alimentação.
O curso foi realizado com sucesso graças ao apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundo Social.
- Tejupá
- Região