Evento realizado no último dia 28 debateu inclusão da pessoa com surdez e suas múltiplas linguagens
Cerca de 200 pessoas de Avaré e cidades da região participaram do 2º Simpósio Multidisciplinar Sobre a Surdez realizado no último dia 28 pela Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD).
O balanço é da organização. O tema “Perspectivas e Desafios na Surdez” foi debatido por três especialistas no plenário da Câmara de Avaré.
“O objetivo foi valorizar a cultura surda na sociedade e apresentar ao público as tecnologias de reabilitação atualmente disponíveis”, explica a SEDPD.
As exposições foram conduzidas pelo educador Rimar Segala, que é surdo, pelo doutor em Psicologia Anderson Jonas das Neves e por Sueli Ramalho Segala, surda que é oralizada. Segala é professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fala mais de 32 línguas de sinais, informa a SEDPD.
Tecnologias assistivas, direitos das pessoas surdas, Libras, desafios cotidianos e inclusão foram debatidos durante a edição.
Cerca de 100 litros de leite arrecadados durante o evento foram doados para o Fundo Social de Solidariedade.
O 2º Simpósio Multidisciplinar sobre a Surdez contou com apoio das empresas Uninter Avaré, Áudio ON, Hotel Villa Verde e Supermercado Pinheirão.