2ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência mostra compromisso de Fartura com a inclusão
O Secretário Estadual Marcos da Costa visitou Fartura durante a 2ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Durante sua visita na quarta-feira, 23/8, lançou o programa TODAS in-Rede, que oferece cursos online gratuitos para mulheres com deficiência, abordando temas como empoderamento e liderança feminina. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como objetivo destacar a importância da inclusão das mulheres com deficiência e promover a conscientização sobre seus direitos.
O programa TODAS, coordenado por Caroline Reis, tem o objetivo de promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência, oferecendo cursos gratuitos em várias áreas. Fartura é o primeiro município da região de Itapeva a aderir a esse programa, e mais de 1,3 mil pessoas com deficiência, sendo 54% mulheres, serão beneficiadas. Além disso, o programa inclui a capacitação de profissionais para atender mulheres com deficiência vítimas de violência. A Coordenadoria de Direitos da Mulher é parceira da ação.
O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o Prefeito de Fartura, Luciano Filé, a Primeira-Dama, Dra. Débora Duarte, o Presidente da Câmara e representantes de organizações como a APAE. O evento também teve a participação de representantes de outras cidades e líderes religiosos. Luciano Filé, o prefeito de Fartura, expressou seu compromisso com a inclusão e agradeceu ao Secretário de Estado, Marcos da Costa, por compartilhar seu conhecimento na área de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Maria Cláudia Teixeira de Carvalho foi a intérprete de libras da solenidade.
A 2ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência continua até sábado, 26/8, com uma programação diversificada, incluindo atividades esportivas, apresentações culturais e um encerramento memorável no sábado, com carreata, shows e barracas da Feira da Lua, destacando o compromisso de Fartura com a inclusão e o respeito à diversidade.