A administração municipal tem desenvolvido um trabalho voltado no município, para atender as diretivas do “Programa Município Verde Azul”, cujo objetivo é garantir a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Atitudes simples e criativas ajudam a preservar e incentivar que mais pessoas colaborarem e abracem estas ideias. As Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura confeccionaram recentemente as lixeiras, através do reaproveitamento dos pneus e eles foram entregues nesta semana nos prédios públicos.
Sabe-se, de acordo com estudos realizados, que um pneu demora em média até 600 anos para chegar à decomposição. Somente em nosso país são produzidos, em média, cerca de 40 milhões de pneus por ano. E nesses números se encontra o grande desafio: dar uma finalidade econômica e ambientalmente correta para o pneu inservível, ou seja, aquele que não pode ser mais recauchutado ou mesmo reformado, visto que pode causar acidentes, devido a sua fragilidade.
Com o foco em atender as exigências do estado, o prefeito Silvio Polo junto com sua equipe tem definido algumas estratégias, como a criação de um grupo interdisciplinar permanente, com as participações das Secretarias da administração, voltado a planejar e acompanhar a implantação de diversas ações, integrando a Educação, Cultura, Turismo, Agricultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente.
“Para formar agentes multiplicadores que contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuarem na realidade socioambiental, a Secretaria do Meio Ambiente vem atuando de forma abrangente. A Educação Ambiental é reforçada também pelo calendário de datas comemorativas associadas aos temas ambientais, com as participações das secretarias. A sustentabilidade é conectar atitudes para melhorar o planeta, inclusive nossa localidade”, afirmou o secretário Andrey Rueda que agradeceu o apoio da administração.
Fonte: COMUNIC