Departamentos da Prefeitura da Estância Turística de Avaré começaram a receber o novo modelo de placa sobre atendimento prioritário em 2021.
A iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) é uma parceria com a Secretaria Municipal de Administração.
As novas placas contêm o laço colorido de quebra-cabeça, que representa o Transtorno do Espectro Autista. Os setores também receberam cartilhas com dicas de atendimento a esse público-alvo.
A capacitação de servidores municipais para atendimento ao público-alvo da pasta tem sido uma preocupação da SEDPD.
Outra importante iniciativa de 2021 foi a instalação do aplicativo Hand Talk no site oficial do município (avare.sp.gov.br).
A ferramenta traduz textos e ícones da página eletrônica para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a notícias e aos serviços disponíveis na plataforma.
A ação da Secretaria Municipal de Comunicação contou com o aval da comunidade surda de Avaré, além da parceria com a SEDPD, que solicitou a implantação do sistema.
Outras ações
Por meio da Biblioteca Braille Jairo Amorim, a SEDPD também deu início neste ano ao desenvolvimento do projeto de Orientação e Mobilidade, inédito no município.
O objetivo é desenvolver a autonomia e a independência de pessoas com cegueira.
Além disso, representantes da secretaria estiveram em outubro no Instituto de Medicina Física e Reabilitação da Rede Lucy Montoro de Botucatu.
A proposta da visita foi conhecer o espaço onde os usuários da pasta são atendidos, além de fortalecer o vínculo entre as instituições.
Diante da retomada das atividades, a pasta concluiu o ano com a participação de assistidos no Festival Paralímpico realizado em São Paulo, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
O evento contou com esportes adaptados para crianças. Melissa Vitoria Lamego de Brito, Olavo Ian Salomão e Afonso Sanchez representaram Avaré nos jogos e brincadeiras que fizeram parte do festival.