O Sebrae-SP participou do encontro de Dia das Mulheres, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Taguaí na quinta-feira (13).
Mais de 40 mulheres, que fazem parte dos grupos atendidos pelo CRAS, foram levadas até ao Haras Piedade, que fica em Fartura, município vizinho à Taguaí, para uma tarde de descontração. Elas tiveram a palestra com Viviane Orlandi, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa Sebrae Delas, falando sobre empreendedorismo feminino. Depois, puderam aproveitar um café da tarde com música ao vivo.
“Neste encontro, em especial, eu quis falar do empreendedorismo feminino, porque o Dia Internacional da Mulher é uma data que nós, mulheres, lutamos para sair de dentro de casa. Lutamos por igualdade, por direito ao voto, por estar na sociedade. A minha ideia é colocar o empreendedorismo, especificamente nessa data, para que essas mulheres possam transformar a vida e consigam empreender”, explicou Patrícia Cruz, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Taguaí.
“Trouxemos essas mulheres aqui para que elas tivessem esse momento especial só para elas, sem se preocupar com filhos, casa, família. Queremos que elas socializem e entendam que a situação que elas estão vivendo hoje, alguma outra amiga, alguma outra parceira delas também já viveu e superou tudo isso. Assim, elas podem ver que as situações que elas passam no presente não é o futuro. Elas podem usar as atividades que fazemos nos nossos encontros, como artesanato e culinária, para empreender. Queremos mostrar que elas podem fazer algo que seja uma fonte de renda para elas”, afirmou Anair Nunes da Rocha, coordenadora do CRAS.
Para Viviane Orlandi, do Sebrae-SP, o empreendedorismo feminino é uma poderosa ferramenta de inclusão produtiva, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Ao capacitá-las e criar oportunidades, não só promovemos autonomia financeira, mas também fortalecemos a economia local e reduzimos desigualdades. Investir nessas mulheres é impulsionar o desenvolvimento do município, gerando impacto positivo para toda a comunidade”, frisou.
O CRAS de Taguaí faz o serviço de convivência, fortalecimento e vínculo com três grupos. Lá, essas pessoas desenvolvem atividades como artesanato, coral, passeios, palestras, entre outras.
- Taguaí