A educação é um dos meios necessários para vencer o mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde de Fartura, através do enfermeiro responsável pela vigilância epidemiológica e dos agentes de combate a endemias, realizou diversas palestras em escolas municipais, nos dias 13, 14 e 18 de março, explanando precauções e orientações sobre a prevenção e combate do dengue. O trabalho é importante porque, com o aumento das temperaturas e o regime de chuvas intensas e irregulares, o ambiente se torna ainda mais propício para a proliferação do mosquito.
Durante os debates, os profissionais da Saúde apresentaram, de forma didática e lúdica, sobre o processo de proliferação do vetor, sintomas, transmissão e tratamento da doença, além de explanar formas de prevenção e combate contra os possíveis criadouros. Além de conscientizar e sanar dúvidas dos alunos e professores sobre a doença, a iniciativa também tem como intuito os engajar na luta contra a dengue. Ao levar essa ação para as escolas, a Secretaria de Saúde busca não só proteger as crianças, mas também transformá-las em multiplicadoras de boas práticas de saúde e de cuidados fundamentais no combate à dengue em suas residências.
“Estamos realizando estas palestras a fim de educar e preparar também nossas crianças quanto à importância do monitoramento e combate ao mosquito Aedes Aegypti. O principal objetivo da ação é disseminar a ideia entre os alunos, como forma de evitar a doença, conscientizando os participantes para que cada um faça a sua parte”, frisou o enfermeiro responsável pela vigilância epidemiológica, João Vitor de Sá Godoy.
Após as palestras em sala, os palestrantes passaram uma tarefa de casa para os alunos: todos deverão fiscalizar suas próprias residências e de seus familiares, em busca de possíveis reservatórios de água parada e, constatando alguma irregularidade, irão pedir para os pais ou responsável corrigir e fotografar o problema identificado, encaminhando essas fotos para os professores, pois se não tratado rapidamente, poderá se tornar um criadouro do mosquito vetor. A principal forma de prevenção é evitar a proliferação eliminando focos de água parada.
Dicas importantes:
- Tampe corretamente as caixas d’água;
- Evite acumular água de chuva;
- Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
- Use vasos de plantas furados e sem pratos (ou os mantenha com areia até a borda);
- Não deixe pneus em locais abertos, e caso não os utilize, descarte em locais adequados;
- Tampe as lixeiras e descarte todo o lixo que pode acumular água;
- Em ralos que acumulam água, coloque tela ou tapa-ralo (caso não seja possível trate com detergente ao menos 1 vez por semana);
- Manter lonas e piscinas desmontadas sempre esticadas para não acumular água;
- Troque a água de bebedouro animal a cada 3 dias.
A prevenção é a melhor arma contra a dengue, e a educação é fundamental nessa batalha. Agradecemos à Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria da Educação por essa importante iniciativa de conscientização. Juntos, podemos combater a dengue e manter nossa comunidade segura e saudável.
- Fartura