Nesta semana o jornal Sudoeste do Estado – Avaré fez uma entrevista exclusiva com o candidato a prefeito Sebastião Severino Neto (PT), que destacou as principais bandeiras a serem levantadas pelo seu grupo.
Sebastião Neto, 50 anos, é casado e tem três filhos. Ele é professor e tem pós-graduação em Educação e Sociologia.
Diminuir as desigualdades sociais em Avaré, gerar empregos e conquistar habitações populares são as necessidades que ele enxerga serem mais importantes hoje, assim como investimentos em Saúde, Educação e demais áreas.
Jornal Sudoeste do Estado: Porque você quer ser prefeito de Avaré?
Sebastião Neto: O que me motivou é a minha trajetória política em relação à luta para diminuir as desigualdades sociais existentes nas cidades e no país. A ideia de discutir políticas públicas para a cidade e incorporar o cidadão no orçamento da cidade e um olhar sobre as pessoas que mais precisam.
Claro que, houve uma discussão interna no Partido dos Trabalhadores que seria importante ter uma candidatura própria nas eleições e assim, meu nome foi construído por consenso.
A partir daí, construímos as Diretrizes da Frente Democrática e Popular em Defesa de Avaré que quer garantir desenvolvimento, democracia, participação popular e a geração de emprego e renda para as pessoas.
Jornal Sudoeste do Estado: Com o que você acha que pode contribuir com o município?
Sebastião Neto: Com melhoria na Saúde, desenvolvimento econômico da cidade, trabalho e inclusão social, participação e educação serão um desafio importante. Queremos enfrentar esses desafios.
Criar alternativas de geração de emprego e renda, criando uma central de abastecimento, habitação popular, combater as enchentes, um olhar para aqueles que mais precisam, assistência e meio ambiente integrado, implantar a coleta seletiva de lixo.
Colocar Avaré conectada com seu tempo com a internet livre iniciando pelas escolas e postos de saúde e gerar emprego e renda.
Jornal Sudoeste do Estado: Quais os problemas encontrados na cidade que devem ser sanados o quanto antes?
Sebastião Neto: Com a infraestrutura urbana da cidade. Precisamos pensar um novo terminal urbano para atender as demandas, aumentar a frota de ônibus, pensar um centro tecnológico e incubadora de pequenos negócios e criar uma central de abastecimento para gerar desenvolvimento e trabalho para Avaré e região.
Incentivar o cooperativismo, organizar arranjos produtivos locais como o da costura entre outros a fins de baratear produtos e gerar mais mão de obra. Parceria com entidade e empresa para o Programa Meu Primeiro Emprego - Jovem Aprendiz destinado a jovens de 16 a 24 anos. A juventude não é problema, ela é solução.
Jornal Sudoeste do Estado: Que áreas necessitam de mais atenção a seu ver?
Desenvolvimento, trabalho e alternativas de geração de emprego e renda, além da saúde e educação. Queremos valorizar os professores e funcionalismo que estão desmotivados, sem reajuste a quatro anos e, logicamente, as professoras es e cumprir o plano de carreira.
Rever o acordo da Osastur e oferecer mais linhas e ônibus de qualidade com wifi e implantar a coleta seletiva do lixo na cidade.
Sebastião Neto: O que seu grupo tem de diferente dos outros?
O Partido dos Trabalhadores tem como elemento o respeito à democracia e o debate democrático. Não fazemos aliança política com partidos políticos que participaram do golpe, que aprovou a reforma trabalhista, da previdência e que participou do golpe contra a Dilma. Afinal de contas, na hora do vamos ver, quem defende o trabalhador é o Partido dos Trabalhadores e disso não abrimos mão.
Jornal Sudoeste do Estado: O que você espera pôs pandemia na sua administração? Como vencer os impactos negativos?
Sebastião Neto: Enfrentando o problema de frente. Vamos ampliar o convênio com a Santa Casa, retomar o rumo do crescimento econômico, não parando obras, investindo em incubadora de pequenos negócios, criar um polo de tecnologia, investir em tecnologias que ajudem a população a gerar emprego e renda. O setor de comércio e serviços é fundamental no enfrentamento da crise. Vamos incentivar as cooperativas de crédito, banco do povo solidário.
Jornal Sudoeste do Estado: Faça as considerações finais!
Sebastião Neto: Agradeço você leitor pela atenção e acompanhe nossas lives sobre políticas públicas toda quinta-feira às 19 horas na fanpage do facebook: professorsebastiao. É sempre um prazer responder as perguntas sobre os problemas da cidade e de como os governantes pretendem resolvê-los. Ouçam nosso programa de Rádio: A rádio 13! De segunda a sábado nas rádios da cidade.
- Política
- Avaré