Localidades terão nebulização e bloqueio, respectivamente, a partir das 8 horas; pasta alerta sobre aumento de casos em Avaré
A Vigilância Sanitária de Avaré promove nesta quarta-feira, 31, nebulização e bloqueio em bairros da cidade em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
O Brasil registrou aumento expressivo de casos de dengue no primeiro mês de 2024, tendência que também foi sentida em Avaré, alerta a Secretaria Municipal da Saúde.
De 1º a 29 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica de Avaré registrou 52 notificações, sendo 27 positivas (1 caso importado e 26 autóctones) e 23 negativas. Ainda segundo o balanço da Saúde, 2 notificações estão em investigação.
Ações - A nebulização, que se trata de aplicação de inseticida através de bomba portátil, acontece no Bairro Alto da Colina. O trabalho tem início às 8 horas.
A ação abrange parte das ruas 15 de Novembro, Sérgio Chaddad, Abílio Garcia, Rodolpho Keller, Da Colina, Fernando de Moraes, Monte Alto, Orquídeas, Paineiras, Ciro de Julio, Eduardo Vicentini, Mariana Garcia, Armando Garcia, Silvio Pepe Filho e Padre Maurício.
A nebulização apenas atinge os mosquitos adultos (alados), portanto não elimina as larvas que estão em água parada.
O trabalho poderá ser adiado em caso de chuva ou vento, explica o departamento.
“Bloqueio” - Já o bloqueio, que é a eliminação de criadouros e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, acontece no Bairro Jardim Botânico.
Colaboração - Os agentes vão se apresentar nas residências com as credenciais (crachás). Em caso de dúvida, o munícipe deve entrar em contato pelo (14) 3732-7144.
A Vigilância Sanitária de Avaré pede a colaboração da população no atendimento às orientações dos técnicos.