A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado (14) um mutirão para coleta de papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo de útero. A ação especial ocorre no prédio do Centro de Saúde de Timburi. O atendimento será gratuito, para as pessoas que já fizeram o agendamento no decorrer da semana, conforme a divulgação na plataforma digital da Prefeitura. O mutirão será das 8 às 16 horas, com acolhimento das enfermeiras do Programa de Estratégia de Saúde das Famílias.
Objetivo da iniciativa é garantir às mulheres timburienses o acesso ao exame. A enfermeira Amanda Baia menciona que diante da pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres deixaram de fazer o exame. “O papanicolau é um procedimento simples, mas que salva vidas, uma vez que é capaz de indicar o câncer de colo de útero e possibilitar o tratamento. Quando não tratado precocemente, ele acaba por deixar, na maioria das vezes, sequelas profundas, físicas e emocionais na mulher, muitas vezes irreversíveis. Isso tudo além do risco de morte. Essa doença pode acometer 15 a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), então a atenção deve ser redobrada”, explicou enfermeira Amanda.
Lúcia Minozzi secretária municipal da saúde, também destacou a importância do exame preventivo. Ela enfatizou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a cobertura de, no mínimo, 80% do público-alvo do papanicolau, que são as mulheres com idades entre 25 e 59 anos. Esse índice de cobertura visa reduzir, em média, de 60% a 90% a incidência do câncer cervical, que muitas vezes não apresenta sintomas, exceto episódios de sangramento irregular ou dor. “Essa é uma doença silenciosa, por isso os exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce e no devido tratamento. Em Timburi além deste mutirão, estamos planejando outro até o mês de novembro, para oferecer toda segurança às mulheres. É algo simples, gratuito e que pode salvar vidas”, afirmou a secretária.
Fonte: COMUNIC