No mês de outubro a Coordenadoria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Taguaí, retomou atividades da medicina integrativa, com atendimentos de acupuntura, ventosaterapia, auriculoterapia, Haihua, eletroacumpuntura e óleos essenciais.
O atendimento acontece de forma integrada ao setor de fisioterapia e tem o objetivo oferecer um tratamento, que trata não apenas a doença, mas o paciente como um todo, sem uso de medicamentos.
Essa prática também coloca o paciente como personagem principal do seu tratamento. Ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios e exames, e começa a se ver como principal agente para sua saúde.
A medicina integrativa é uma abordagem que combina cuidados convencionais e não convencionais para a saúde, considerando o paciente como um todo, mente, corpo e espírito. As práticas integrativas visam o bem-estar e a tranquilidade do paciente, e são geralmente utilizadas em conjunto com tratamentos médicos convencionais.
A paciente Alice do Prado foi encaminhada para o serviço, devido queixas de dor na coluna, e após o atendimento se mostrou otimista. “Fiquei muito satisfeita, antes do atendimento conversei bastante com a profissional, ela perguntou tudo sobre minha saúde física e mental, hábitos de vida, sono, alimentação e atividades diárias. Acredito que essas informações vão auxiliar no tratamento e assim diminuir minhas dores”, disse.
Especialista em práticas da medicina integrativa e responsável pelos atendimentos, a enfermeira Michelle ressaltou que a técnica é usada para ajudar a gerenciar ou reduzir sintomas associados a doenças e condições crônicas, podendo auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
O prefeito Edinho Fundão tem buscado, cada vez mais, tornar o município referência no setor saúde e destacou que nos próximos anos não medirá esforços para aumentar a qualidade de vida da população.
“É gratificante trazer para as unidades de saúde mais um atendimento humanizado que qualifique ainda mais a saúde”, finalizou o prefeito.