Os indivíduos com diabetes não controlado possuem um risco maior de desenvolver problemas bucais devido a esta condição torná-lo mais suscetível a um quadro de inflamação na gengiva e/ou quadro de perda óssea ao redor dos dentes. O aparecimento de aftas, infecções por fungos, boca seca, cárie também estão relacionados.
Mas, assim como o diabetes influencia na saúde bucal, a gengivite e a periodontite, bem como outras doenças bucais também podem contribuir para elevar os índices glicêmicos, portanto a saúde bucal afeta o controle da doença.
Dessa forma, os cuidados preventivos com o meio bucal são imprescindíveis para elevar a qualidade de vida da pessoa que tem diabetes. O início da prevenção dá-se por um bom controle do nível de glicose no sangue. A higienização diária adequada dos dentes e gengiva é fundamental para um controle de placa que garante a manutenção de uma boca saudável. E caso faça o uso de próteses, estas devem ser mantidas limpas. Sempre com o acompanhamento de um cirurgião-dentista que deve instruí-lo do uso do fio dental, das técnicas de escovação, bem como realizar procedimentos preventivos e adequação e restabelecimento da saúde caso esteja com problemas bucais.
Por fim, é importante ressaltar que o hábito de fumar potencializa os riscos dos problemas citados, se for fumante é orientado que o diabético procure seu médico para procurar melhores formas de parar de fumar.
- Fartura
- Colunas