Na última terça-feira (25), o prefeito de Sarutaiá João da Tapera, juntamente com a primeira dama Wilma e a coordenadora municipal de educação Keli Machado, estiveram em São Paulo para receber uma importante premiação na área educacional.
Sarutaiá foi contemplado com o prêmio de “Campeão na Alfabetização” um prêmio que é resultado do projeto de fluência leitora, desenvolvido por todo o ano de 2024, e o prêmio entregue pelo governador Tarcísio de Freitas na cerimônia desta terça.
De acordo com a coordenadora Keli, o projeto foi implementado na gestão passada, e conduzido pela professora Ana Lucia;
“O projeto de fluência leitora, começou a ser implementado nas salas de 2º anos da EMEF Iracema Marcondes de Alcântara, pela professora Ana Lucia, que na época era coordenadora escolar. Essa ação foi desenvolvida ao longo do ano com diversas atividades como aulas de contração de histórias e estímulos a leitura, e graças ao empenho de toda comunidade escolar tivemos o êxito em receber o prêmio”
O que é Fluência leitora:
A professora Ana Lucia, responsável pela ação explicou do que se trata a ação;
“A fluência leitora é uma avaliação que mede o nível de leitura da criança. É realizada no 2ºAno do ensino fundamental, e é uma avaliação que mede a facilidade, velocidade, precisão e compreensão que a criança lê.
Para ser avaliado, existe uma classificação em níveis de leitura, sendo:
Nível 1 - pré-leitor
Nível 2 - leitor iniciante.
Nível 3 - leitor fluente.
A meta do Estado é que as escolas zerassem até o final do ano, o nível 1 (pré-leitor), ou seja, que as crianças já saíssem com um certo nível de leitura, e Escola Iracema, atingiu com êxito essa meta. A comunidade escolar, a equipe gestora e demais professores se empenharam ao máximo para avançarmos no nível de leitura dos nossos alunos.” - Finalizou Ana
O prêmio recebido em São Paulo foi entregue pela coordenadora Keli, para a equipe gestora da EMEF, onde ficará em exposição.
O prefeito João também parabenizou a toda equipe da educação, aos alunos e aos pais por este prêmio:
“É muito orgulho pra mim, para meu vice Gango e para nossos vereadores, sabermos que nossa cidade é referência na educação, e que nossas crianças são 100% alfabetizada já nos primeiros anos. Quero parabenizar a coordenadora municipal da educação Keli, como também a professora Ana Lucia que desenvolveu esse projeto, e a todos os professores e equipe gestora do ano de 2024 que são parte desse prêmio, essa conquista não é minha, mas sim da educação de Sarutaiá. Eu tive a honra de ir até lá e receber o prêmio das mãos do governador, mas a conquista é de cada aluno e aluna, dos pais e claro, da educação de Sarutaiá.”
- Sarutaiá