Nesta semana a equipe do jornal Sudoeste do Estado entrou em contato com o candidato a prefeito em Avaré, sargento Monteiro (PSL), que falou com exclusividade para a reportagem, destacando suas prioridades e o que o motivou a entrar para política.
Alexandre Magno Monteiro, 44 anos, é sargento do Corpo de Bombeiros, sendo militar do Pelotão por 21 anos. Ele é casado com Karina Monteiro, união que rendeu uma jovem estudante universitária, de 23 anos e um garoto de 17 anos, que cursa o ensino médio.
Ele que é do PSL, faz parte da coligação “MudAvaré”, composta ainda pelos partidos PSC e PRTB, esse último que tem o candidato Toninho da Lorsa como vice-prefeito. A aliança ainda conta com 37 candidatos a vereador.
Jornal Sudoeste do Estado: É sua primeira experiência na política? E por que aceitou esse desafio?
Sargento Monteiro: Sim, nunca fui político e nem participei de grupos políticos, nem ligados à situação e nem à oposição, mas, vejo que Avaré precisa de renovação. É uma cidade linda, com muitas coisas boas, mas faz muitos anos que está refém da “velha política”. É preciso transparência e respeito ao dinheiro público; é um absurdo, por exemplo, o que aconteceu na votação a respeito dos salários do legislativo, onde foi rejeitada a redução dos valores dos subsídios através do voto de parte dos vereadores, portanto devemos, sempre, pensar no bem coletivo acima do individual.
Jornal Sudoeste do Estado: Qual seu objetivo neste pleito?
Sargento Monteiro: Quando aceitei o desafio, pensei em mudança, em poder contribuir para essa transformação que a nossa cidade tanto deseja. Estamos cansados das mesmas pessoas, cansados da corrupção que tanto mal faz para todos nós. É hora de “colocarmos a casa em ordem”, acertarmos nossas dívidas com os cidadãos, valorizarmos o funcionalismo, lutar por mais empregos, saúde e educação; tudo isso com respeito e transparência com o dinheiro público.
Jornal Sudoeste do Estado: Quais são as prioridades da coligação que você faz parte caso vença nas majoritárias?
Sargento Monteiro: Acredito demais que a geração de empregos é a fórmula para a melhoria; uma pessoa bem empregada tem paz e tranquilidade para ter uma vida mais digna, para ela e também para os seus familiares. Mas pretendo também melhorar a infraestrutura de nossa cidade, atrair mais gente para cá, fomentar o turismo e, consequentemente, o comércio local. Saúde é outra questão primordial, investindo fortemente na contratação de mais médicos especialistas e também um esforço para zerar a fila de exames, entre outras ações emergenciais. A educação também deve ser prioridade, como militar de carreira também pretendo trazer um colégio militar para Avaré, educação de qualidade para melhorar o futuro dos nossos filhos e netos, para que aqui queiram e possam ficar.
Jornal Sudoeste do Estado: Acredita que sua formação e ensinamentos militares podem contribuir para Avaré? Como?
Sargento Monteiro: Sim, nós, militares, temos, acima de tudo, disciplina e respeito, e também somos treinados para servir a população, independente do que esteja acontecendo. Convivo com situações de riscos todos os dias e, na prefeitura, não vai ser diferente; mas, como ninguém faz nada sozinho, também pretendo me cercar de pessoas capacitadas tecnicamente para me auxiliarem nas tomadas de decisões, e também da população, sempre respeitando o dinheiro público e agindo com honestidade e transparência.
Jornal Sudoeste do Estado: O mundo pós-pandemia tende a ser bastante conturbado, você já tem algum projeto para recuperar a cidade nos setores mais afetados, como Saúde, empregos, educação, ...?
Sargento Monteiro: Um passo de cada vez, esse é o segredo; não adianta prometermos coisas inatingíveis. Nosso plano de governo está pautado em propostas facilmente exequíveis e que mudarão os rumos de nossa cidade, sempre com respeito ao cidadão que paga seus impostos, sem favorecimentos políticos ou quaisquer atos que estejam relacionados à corrupção, à velha política, práticas que acabam com a nossa cidade e o nosso país.
Jornal Sudoeste do Estado: Faça suas considerações finais!
Sargento Monteiro: Avaré precisa de renovação e dar um basta na corrupção e na velha política. Tenho convicção que, juntamente com o Toninho da Lorsa, empresário experiente e vereador exemplar, seremos a mudança que Avaré tanto precisa. Conto com o apoio de todos, sem acusações ou ofensas, somente com a certeza de que merecemos dias melhores. Até breve! #Mudavaré
- Avaré
- Avaré