Rossieli Soares da Silva esteve nesta semana em Taguaí para apresentar o seu livro “Em defesa da educação”. O evento aconteceu no Espaço Solidá e contou com a presença dos profissionais da educação das redes de Ensino Municipal e Estadual de Taguaí e da Faculdade FIT, além de autoridades do município e representantes das cidades de Fartura, Itaí, Taquarituba, Sarutaiá e Tejupá.
Publicado pela Editora Loyola, a obra retrata em suas mais de 200 páginas o processo de construção das principais políticas educacionais recentes do Brasil e traz relatos das experiências de quando estava à frente das maiores secretarias da educação do Brasil, em relação a território (Amazonas) e comunidade escolar (São Paulo), bem como sobre sua passagem no Ministério da Educação, como secretário de Educação Básica e ministro. O livro tem apresentação de Temer e do ex-governador de São Paulo, João Doria.
Rossieli foi recebido pelo prefeito Éder Carlos Fogaça da Cruz (Edinho Fundão), juntamente com seu chefe de gabinete, a coordenadora municipal da Educação e as supervisoras de ensino. Após ser recepcionado, conheceu o local onde será construída a nova escola estadual concedida ao município durante o período em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. O prefeito Éder também apresentou a Rossieli informações sobre a cidade e sua economia local.
Rossieli foi secretário de Educação do Estado de São Paulo, de 2019 a abril de 2022. Foi ministro da Educação do governo Michel Temer, de abril a dezembro de 2018, e também ocupou a Secretaria de Educação Básica do MEC. Ele foi ainda secretário estadual da Educação do Amazonas, entre 2012 e 2016.
A palestra ministrada por Rossieli contribuiu para uma forte reflexão sobre a importância de desenvolver ações que garantam aos estudantes uma educação de qualidade com equidade.
“Só é possível desenvolver políticas públicas para a educação com comprometimento e envolvimento da comunidade escolar e poder público”, destacou Rossieli.
Após a palestra, o ex-secretpario fez uma visita a Faculdade FIT, onde foi recepcionado pelo mantenedor, profissionais e alunos dos cursos de Pedagogia e Agronomia.
Rossieli estava acompanhado por sua esposa Meg Vallau e equipe.
- Taguaí
- Geral