A diretora da Ação Social de Sarutaiá, Alessandra Médice e o coordenador de esportes Rodrigo Bongo estiveram participando na última sexta-feira (1) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, do evento estadual em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A cerimônia contou com a participação do governo do estado João Doria e da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social – Célia Parnes. Na oportunidade elencaram ações estaduais e municipais para valorizar a “Melhor Idade” e programas sociais com os idosos.
De acordo com o último dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa média de vida no Brasil foi de 76,6 anos em 2019, sendo entre os homens 73,1 anos e entre as mulheres 80,1 anos. O resultado apresenta três meses a mais em comparação com o índice atingido em 2018 (76,3 anos). O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde e políticas voltadas na área social, para o cuidado e a proteção com a melhor idade.
“Foi um encontro muito importante, pois pontuaram questões voltadas a melhor idade. A qualidade de vida dos idosos passou a ser entendida como indicadora de resultados de políticas sociais, considerando que os cuidados com a saúde dos indivíduos, a proteção contra a violência e a garantia de outros direitos básicos somam para uma melhor condição de vida da população”, mencionou Alessandra Médice.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região