A Psicóloga e psicanalista Bernadete Silvana Machado alerta durante o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, sobre o problema da depressão, uma doença que aumentou muito nos últimos anos, inclusive devido a pandemia.
Bernadete Silvana diz que a depressão é um distúrbio mental, na maioria das vezes que começa silenciosamente e diagnosticada mediante sintomas físicos e comportamentais.
“Alterações no sono, irritação, perda ou aumento do apetite, baixo nível de energia, falta de concentração, autoestima baixa, desejo de ficar sozinho, a depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas”, destaca.
A psicóloga diz que o tratamento geralmente inclui medicamentos e psicoterapia, combinação que pode normalizar as alterações cerebrais.
O fator ambiental também pode ser essencial para desencadear ou ajudar na melhora de um caso de depressão.
“Se a família estiver preparada pode ajudar também a pessoa com depressão dando aconchego e todo o suporte necessário nesse caso”, informa Bernadete Silvana.
“Setembro Amarelo foi escolhido para alertar as doenças mentais, mas devemos ficar atentos o ano inteiro com membros da família, amigos e consigo mesmos. A depressão pode ser curada, não se iniba em procurar ajuda, pois essa ajuda pode salvar vidas”, finalizou.
Serviços: Psicóloga e psicanalista Bernadete Silvana Machado atende em seu consultório na Rua Mario Monteiro de França, 588, sala 9, no Centro de Fartura. Contatos pelo celular ou whatsapp (14) 99832 8150.
- Fartura
- Geral