Ação tem feito sucesso entre as crianças, que além de alimentação saudável, participam de todo o processo de plantação; próximo passo é a plantação de flores
Um projeto pioneiro desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Gaetana Sterni, situado no bairro São Caetano, em Fartura, está se destacando na comunidade escolar do município. No CEI, estão sendo plantadas desde o dia 15 de agosto, hortaliças que já se transformam em alimentos para os alunos da escola.
De acordo com o diretor Luís Ricardo Leme, já estão sendo colhidos rúcula, tomate, cenoura, beterraba, alface, abóbora, chuchu, beringela, cebolinha, dentre outros. “Várias colheitas já foram feitas”, conta. A ideia, que partiu do funcionário Adalberto Barroso, ganhou a simpatia de todos os servidores do CEI. Todo material, segundo o diretor, é reutilizado, como cercas, portão, inclusive as sementes e mudas. A Chácara Municipal também colabora com doações.
“Trabalhamos neste projeto com o intuito de promover a alimentação saudável, após o retorno das aulas”, enfatiza Luís. A cada dia da semana, uma turma cuida da horta e, desta forma, a equipe garante que todos participem, incluindo os pequenos.
A equipe dará início a um outro projeto que tem por objetivo plantar flores. “Já começamos pelas orquídeas”, conta o diretor. “Também fazemos a compostagem, que é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos. Este material é usado como adubo para as hortaliças e frutas”, completa.
Além de todos os benefícios, a equipe acredita que o projeto incentiva também as crianças a gostarem da natureza, da ação de plantar, zelar pelas plantas enquanto estão crescendo, além da possibilidade de colher e comer os frutos.