Com a intenção de estimular ainda mais a saúde e o bem estar de cães e gatos, a Prefeitura de Timburi lançou no mês de maio, o Programa permanente de castração de cães e gatos. A iniciativa integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e a instituição de um programa de controle populacional. Além do controle populacional, tal iniciativa visa minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre descasos.
De acordo com o veterinário Pedro da Silva, até esta semana foram realizadas 225 procedimentos entre cadelas e gatas. “Quero parabenizar o prefeito Silvinho que abraçou este projeto e Timburi foi um dos pioneiros na região, porque não há limites de quantidade de animais para fazer as cirurgias de castração. Inclusive o atendimento é estendido para os moradores da zona rural, todo procedimento é gratuito, em que as pessoas não precisam pagar. Também agradeço o apoio dos servidores da Prefeitura, da minha auxiliar Sueli e as pessoas que aderiram a este projeto”, enfatiza.
Em Timburi foram feitas as castrações em cerca de 70% dos animais caninos e o restante nos felinos. Segundo o veterinário os trabalhos ainda serão mantidos e as pessoas interessadas podem procuram a Casa da Agricultura de segunda à sexta-feira, para fazer o cadastramento, em que será inserido no programa de agendamento. Lembrando que o proprietário deve residir no município, devem ser de espécie canina ou felina. O animal tem que estar em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes. As fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
O prefeito Silvio Polo enalteceu o comprometimento do veterinário. “Nestes cinco meses de atendimento já foram feitas as castrações em vários animais, apresentando um resultado positivo. Nossa intenção no setor público era cuidar dos animais e por este motivo programamos o projeto. Espero contar com o apoio da população, quanto à posse responsável, ou seja, tenha na sua casa um animal que você cuide e não deixa solto na rua, onde ele corre risco e por colocar em risco as pessoas. Fazemos de tudo para zelar dos animais, mas contamos com o auxílio dos moradores. Além da castração, ainda aplicamos as vacinas contra raiva e desenvolvemos no decorrer do ano outras iniciativas, inclusive as consultas dos animais nas casas dos proprietários”, comentou Silvinho.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região