O Grupo Escoteiro Pérola do Vale está em atividade desde janeiro deste ano em Fartura. O Escotismo é um movimento de educação não formal, que complementa os esforços da família e da escola oferecendo atividades progressivas, atraentes e variadas. E foi com este objetivo que o Pérola fez seu primeiro Acantonamento neste último final de semana, dias 28 e 29, na sede da Osaaf.
O chefe Rafael Sigolo, responsável pelo Ramo Escoteiro, foi auxiliado por toda a chefia do Grupo (chefe é como são chamados os adultos voluntários) para preparar e aplicar atividades que chamam de “Raiz”, ou seja, as crianças e jovens separaram lenha, montaram a cozinha com bambu, fizeram fogueira e sua própria comida mateira. O grupo contou também com pais de apoio, fundamental para que as atividades se realizem.
Neste final de semana, os jovens também embarcaram em histórias e lendas indígenas, cujo tema foi a base dos jogos e da aventura da Tropa Caiuás na trilha que levava à “Falsa Baiana”: deslocamento de um lado para o outro percorrendo duas cordas com concentração e equilíbrio.
“A Tropa escoteira é formada por Patrulhas, que fizeram o trabalho em equipe e disputaram a bandeirola da Eficiência”- afirmou o Chefe Rafael. Assim, tiveram todas as suas atividades avaliadas por organização, trabalho em equipe, agilidade e, ao final, pela limpeza com que deixaram o local - os escoteiros devem sempre deixar o lugar que usa igual ou melhor do que encontraram.
Tudo isso está relacionado ao incentivo da aprendizagem pela ação, na qual os jovens aprendem por si mesmos e por meio da observação, do descobrimento, da elaboração, da inovação e da experimentação, que se soma ao conceito de aprendizagem pelo jogo, que possibilita aventurar-se, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade.
O escotismo estimula a vida ao ar livre e o Acantonamento colocou os jovens em contato direto com a natureza. Foi um final de semana de encantamento, celebração da amizade e valorização de conquistas ao longo do processo. Os jovens e adultos voluntários retornaram para suas casas cansados, mas com muita alegria e satisfação pelos bons momentos que passaram juntos.
E, finalizou o chefe Rafael, “Ficamos muito orgulhosos pela dedicação dos jovens que foram preparados ao longo das atividades de sábado e se saíram muito bem ao praticá-las”.
O GE Pérola do Vale faz atividades todos os sábados à tarde na sede da Osaaf. No momento há vagas para crianças a partir de 10 anos. E como dizem em seu lema, eles estão “Sempre Alerta” para servir a comunidade Farturense e nossa região.