Na pecuária atual, com a intensificação dos sistemas de produção, os problemas de cascos tem se tornado um dos principais entraves para os criadores de gado no País. Por conta disso, a Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Piraju com o total apoio da Prefeitura Municipal de Timburi promoveu de segunda a quinta-feira (14-17), o curso de “Casqueamento em Bovinos” voltado a produtores e pessoas ligadas nas áreas da pecuária em Timburi.
A iniciativa promovida em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente contou com aulas teóricas e práticas conduzidas pelo instrutor do Senar, Kleber Brandão especialista neste procedimento. O aprendizado prático ocorreu na fazenda Palmeiras. Segundo Brandão, a prática pode ser dividida em dois tipos: o casqueamento preventivo e o curativo. “O casqueamento preventivo tem como principal objetivo prevenir ou reduzir a ocorrência das doenças dos cascos nos bovinos tanto de corte quanto leiteiros. A partir do casqueamento correto é possível corrigir imperfeições nos aprumos, restabelecer o apoio correto e evitar doenças do casco”, salientou.
Vale mencionar que o indicado que esta prevenção seja feita uma vez ao ano nos machos a partir de 12 meses e nas fêmeas a partir dos 20 meses. Já o casqueamento curativo visa resolver problemas como a proliferação de bactérias ou a presença de corpos estranhos nos cascos dos animais. “O que pode levar ao surgimento de fendas que chamamos de broca ou até de úlceras, o que acaba interferindo na mobilidade do gado”, esclareceu o instrutor do Senar.
Ele completa que nos dois casos, o objetivo do curso foi justamente mostrar as técnicas de casqueamento de forma teórico-prática, mostrando toda a metodologia e dinâmica do aparo dos cascos em diferentes situações. Ao final do curso, os alunos foram preparados para corrigir os principais defeitos observados, bem como a realização de curativos, bandagens e outros procedimentos.
Mais uma vez do prefeito Silvinho Polo fez questão de agradecer o apoio do Sindicato Rural de Piraju e o SENAR. “Nestes primeiros meses de nossa gestão já realizamos diversos cursos para qualificar nossos produtores, pecuaristas e pessoas que atuam neste segmento no município. Nossa proposta é capacitar à mão de obra, frente aos desafios da tecnologia e por este motivo possibilitamos os cursos gratuitos para nossa população”, relatou.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região