A Prefeitura de Itaporanga soltou mais de cinco mil peixes juvenis no Rio Verde em comemoração do Dia Mundial da Água.
Essa foi uma parceria da Prefeitura e Sabesp, com apoio das secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Agricultura e Esporte, que juntos se mobilizaram para realizar esta soltura na segunda-feira, (21).
A atividade tem como objetivo a recuperação do meio ambiente e também marca o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, atendendo algumas das ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) firmado no Pacto Global entre o município e a ONU (Organização das Nações Unidas).
O evento contou com o total apoio do prefeito de Itaporanga, Douglas Benini, superintendente da Sabesp, Ullisses de Andrade, gerente de departamento administrativo Sabesp, Eduardo Shiqueira, gerente de controladoria da Sabesp, Marcos Pedrico, gerente de visão de Itapeva, Marcio Castro, gerente de setor (Itararé) João Augusto, gestora ambiental da Sabesp, Daiane, gestora de publicidade da Sabesp, Denise, encarregado do posto de operação de Itaporanga, Edson Carlos e também a participação de professores e alunos da escola estadual Dona Eliza Novelli.
Os estudantes participaram da soltura peixes de várias espécies já existentes no rio, para repovoamento e preservação de espécies nativas na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.
Teve também a presença dos vereadores Fabio Benini, Robison Proença, Fernando Marques, Carlos da Silva, Renilson Queiroz que deram total apoio para que esse evento acontecesse.
“Agradecemos imensamente a Sabesp e toda sua equipe pela grande dedicação ao nosso município, sempre pensando no bem-estar e qualidade de vida de nossos munícipes”, destacou o prefeito Douglas.
A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema é considerada de conservação, além de possuir importante acervo ambiental preservado. A bacia dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.
Com a ação, a Sabesp espera conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna aquática e dos rios e promover a restauração dos ecossistemas relacionados com a água. A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e ao meio ambiente.
O trabalho desenvolvido pela Companhia nos últimos anos contribuiu diretamente para o rio Verde permanecer enquadrado na classe 2. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia. Atualmente, Itaporanga tem toda a população atendida com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto é de 91,7% e o tratamento de 100%.
RIO VERDE
O Rio Verde nasce em Bom Sucesso de Itararé. Atravessa em seu caminho os municípios de Itararé, Itaberá, Riversul, Itaporanga, Barão de Antonina e deságua no rio Itararé nas proximidades de Fartura. Tem cerca de 105 quilômetros e é o principal afluente do rio Itararé, que atravessa os Estados de São Paulo e Paraná.
- Itaporanga