Na terça-feira (20), o prefeito de Taquarituba, Éder Miano e a coordenadora da Saúde, Karina Perez Gabriel, estiveram reunidos com o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), José Francisco Romano, diretora Rosangela Maria da Silva e demais membros da equipe para firmarem convênio com a entidade a fim de oferecer tratamento especial para pessoas que apresentarem sequelas após contraírem a Covid-19.
Uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta respiratório, preparador físico, nutricionista e psicólogo estará atendendo gratuitamente, mediante encaminhamento médico da rede municipal de saúde. O valor repassado pela Prefeitura a entidade será de R$ 855.310,73 até o final deste ano.
“Muitas pessoas que contraíram a Covid-19 apresentam sequelas físicas e mentais que precisam de atenção e cuidados especializados, pois elas não desaparecem sozinhas. Nesse sentido, o tratamento continua após a alta hospitalar, pois a reabilitação vai viabilizar a volta à rotina e evitar complicações, que podem evoluir para quadros mais graves” ressalta o prefeito Éder Miano.
A cadeia de tratamento inicia na notificação e testagem do paciente, logo no aparecimento dos primeiros sintomas, e seguirá até após a cura da Covid-19, quando após um longo período de internação apresentar dificuldades para andar, respirar e comer. O trabalho vai auxiliar as pessoas a irem retomando as atividades simples da rotina, proporcionando autonomia e melhora no quadro de saúde.
- Taquarituba
- Região