Neste mês, a Secretaria de Saúde do município de Fartura promove intensificação das atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo da ação é reforçar a importância da prevenção durante os períodos de chuvas intensas. A ação faz parte do mês de mobilização contra a dengue. O trabalho é importante porque, com o aumento das temperaturas e o regime de chuvas irregulares, o ambiente se torna ainda mais propício para a proliferação do mosquito.
Em 2024, Fartura já registrou 1.580 casos confirmados de dengue. Em todo o País, 5.798 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano, sendo três mortes confirmadas no município farturense.
Ações de combate ao vetor nas residências e locais públicos serão reforçadas, promovendo um esforço coletivo para diminuir os riscos e proteger a população contra doenças que, além de graves, sobrecarregam o sistema de saúde. Os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde estarão orientando os moradores de sua área sobre os cuidados necessários a serem tomados contra o mosquito e os riscos que podem gerar pela negligência dos cuidados com o quintal.
No município, os agentes de combate a endemias relatam que, em muitas residências, encontram moradores que acumulam água da chuva. Esse ato pode gerar muitos riscos e prejuízos à sociedade, pois caso não tomem os devidos cuidados, tais reservatórios podem se tornar um grande criadouro do mosquito da dengue.
No cemitério, são realizadas regularmente medidas de controle e tratamento focal, além da divulgação de banner destacando as precauções necessárias ao visitar o local, tais como utilizar vasos de plantas furados, descarte correto do plástico (celofane), averiguação do ambiente em busca de objetos que possam acumular água.
A ação acontecerá também nas escolas municipais Miguel de Góes Vieira e João Batista de Oliveira. Por lá, estão previstas atividades educativas e lúdicas sobre prevenção e eliminação de criadouros do mosquito, além de uma campanha de limpeza. Os alvos são os recipientes que acumulam água, tais como vasos de plantas, ralos (internos e externos), pneus, caixas d’água mal tampadas, ou qualquer objeto (ou lixo) que possa acumular água.
- Fartura