Com investimento de recursos próprios de R$ 97.744,00, a administração municipal de Coronel Macedo acaba de adquirir para a área de Saúde um moderno equipamento de Raio X Digital.
“A Saúde é um dos principais focos da nossa administração. Estamos atentos, em sintonia perfeita com todos os servidores desse setor, falando a mesma língua e sempre, com entusiasmo, procurando oferecer o melhor para os nossos macedenses, principalmente nas horas difíceis relacionadas à Saúde. Por isso, como temos demonstrado desde nossa primeira gestão, não nos omitimos e dentro das possibilidades estamos fazendo os investimentos necessários para solucionar ou minimizar a dificuldade da nossa gente”, ressaltou o prefeito Betinho Veiga.
Para a supervisora de Política Municipal de Saúde Pública, Catharine Tonon, é importante lembrar que, para realizar a aquisição do equipamento exigiu-se de todos os envolvidos, planejamento e estudo detalhado do modelo do equipamento com relação à demanda e realidade do município.
“Com isso, a nossa Secretaria Municipal de Saúde passa a oferecer a realização de exame radiográfico das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Devido à demanda, o município adquiriu um sistema de digitalização de imagens radiográficas, com o objetivo de realizar exames obtendo alta qualidade de imagens tornando o fluxo de trabalho mais eficiente, além da redução no tempo de realização do exame e na espera do resultado”, explica Catharine.
O técnico pode contar com ferramentas que podem ser adicionadas a imagem como, marcadores, ampliação da imagem para melhor detalhamento ou especificação de uma região de interesse, medição de ângulos, determinando diferenças de tamanho, podendo efetuar a gravação em CD/DVD com imagens no formato DICOM ou JPG, permitindo também a impressão de menos filmes e não utilização dos produtos químicos reveladores. E a imagem pode ser enviada diretamente para o computador do médico na unidade.
“Tanto o técnico quanto o radiologista e os pacientes são beneficiados pelo aumento da produtividade e pela melhoria no fluxo de trabalho, devido a menor necessidade de repetição de exames, e com isso, menor radiação aplicada ao paciente. Além de tudo, é ecologicamente correta, e o fim da revelação de filmes, das salas escuras, dos produtos químicos nocivos, assim como a eliminação de resíduos que agora fazem parte do passado”, explicou a supervisora. (Fonte: ItapoNews)
- Coronel Macedo
- Região