Encontro contou com presença do deputado Fernando Cury e discutiu criação de leitos de UTI e Enfermaria para pacientes com Covid-19 na região
Na noite de segunda-feira, 7 de junho, foi realizada uma reunião na sede do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), na cidade de Piraju.
Entre os prefeitos participantes estavam: Zé Maria (Piraju), Diego Cinto (Cerqueira César) e Douglas Benini (Itaporanga), além de secretários municipais de saúde e provedores dos hospitais das cidades citadas. O prefeito de Avaré, Jô Silvestre e o secretário do setor, Roslindo Machado foram convidados para reunião, mas não participaram. Já o provedor da Santa Casa avareense, Miguel Chibani participou por telefone.
O prefeito de Coronel Macedo, que também é presidente da Amvapa, Betinho Veiga e o deputado estadual Fernando Cury também estiveram presentes.
Objetivo da reunião foi elaborar uma proposta para a criação de novos leitos de UTI para a Santa Casa de Avaré, que vem sofrendo com a alta no número de internações de pacientes com Covid-19 e posteriormente apresentar as ideias ao Governo do Estado, para amenizar esse problema regional.
A ideia é criar novos leitos de UTI em Avaré e Piraju, além de novos leitos clínicos em Cerqueira César e leitos clínicos ou com suporte ventilatório em Itaporanga.
“Os hospitais de referência da região estão todos lotados, principalmente o de Avaré, sem condições de atender novos pacientes. Então essa reunião serviu para cada cidade propor como pode ajudar a amortizar essa dificuldade, pois cada município tem suas estratégias. Aí, a ideia é montar uma ‘colcha de retalhos’ em cima destas propostas para posteriormente debater com representantes do Governo do Estado para trazer leitos de UTI e Enfermaria para a região”, destacou Fernando Cury.
O provedor da Santa Casa de Avaré, Miguel Chibani se prontificou em tentar viabilizar 10 novos leitos de UTI, que é possível com a estrutura que a cidade tem, mas ele precisa que o Estado envie recursos para o custeio dessas novas unidades. O prefeito de Piraju, Zé Maria também disse que a cidade tem condições de criar mais 10 vagas de UTI, mas também depende do Governo Estadual para arcar com as despesas para manter os novos leitos.
Já Itaporanga estuda a possibilidade de criar no hospital da cidade leitos laboratoriais ou de UTI, mas precisa analisar se realmente pode participar dessa proposta.
E Cerqueira Cesar frisou que não tem estrutura para criação de leitos de UTI, mas que está fazendo estudo para ofertar leitos clínicos.
“Agora é levar essa proposta ao Governo do Estado para que sejam feitos repasses a esses quatro municípios, para que eles possam criar esses leitos efetivamente, diminuindo assim os impactos da Covid-19 na região, pois faltam vagas de internação”, explica Cury.
HOSPITAL DE CAMPANHA
O prefeito de Coronel Macedo e presidente da Amvapa, Betinho Veiga e o parlamentar Fernando Cury lutaram incansavelmente para trazer um “Hospital de Campanha” contra a Covid-19 para a região. O local escolhido tinha sido o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Avaré, que tem total esturra para receber algo do porte.
Estudos foram feitos, equipes do Governo do Estado de São Paulo tiveram acesso a proposta e até avaliaram o projeto, mas até o momento não foi possível essa conquista.
E segundo, depoimento recente do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que esteve em Avaré na última semana, o AME de Avaré terá outra finalidade.
“Foi discutida a criação de um Hospital de Campanha em Avaré, mas é importante registrar a ampliação de leitos que aconteceu na Santa Casa da cidade. Nosso foco é atender que precisa agora lutar contra a Covid-19 e preparar estrutura para o pós-Covid. Aí que o futuro AME terá papel fundamental no pós para atender a demanda reprimida e criar um Centro de Atendimento aqui na região”, ressaltou Rodrigo Garcia.