A Prefeitura Municipal, por meio de decreto assinado pelo prefeito Jô Silvestre, prorrogou a quarentena até 4 de janeiro de 2021, em Avaré. A determinação consta do Decreto Municipal Nº 6.105, publicado na quarta-feira, dia 16 de dezembro, no Semanário Digital.
No dia 1º de dezembro entrou em vigor o novo decreto estadual do Plano SP de flexibilização da quarentena em que todo o estado passo a estar na fase amarela da quarentena. Segundo Doria, a próxima atualização do Plano São Paulo está prevista para acontecer no próximo dia 4 de janeiro de 2021.
Em novembro, cinco dias após ser reeleito, Silvestre, determinou que fosse intensificada a fiscalização quanto ao uso de máscaras e o cumprimento ao horário limite para fechamento dos estabelecimentos comerciais na cidade.
No decreto, Silvestre destaca que o secretário de Saúde do Estado de São Paulo teria solicitado que houvesse uma intensificação das inspeções e fiscalização quanto ao uso de máscaras, “com enfoque ao horário limite para fechamento dos estabelecimentos, cumprimento do distanciamento social em locais que permitam aglomerações, motivo de recrudescimento da Pandemia no Estado de São Paulo”.
O prefeito destacou ainda que, de acordo com o Plano São Paulo, todos os municípios do Estado que se encontram na fase Amarela ou Verde e para ambas situações, o consumo local nos estabelecimentos deverão ser suspensos às 22 horas e a permanência interna no máximo até as 23 horas, sendo que após esse horário, os estabelecimentos deverão estar fechados sem a permanência de pessoas em seu interior. Dória tentou restringir a venda de bebidas alcoólicas até as 20 horas, mas a justiça acabou suspendendo partes do decreto.
O prefeito de Avaré chegou a alterar o decreto de 10 de outubro e determinou o auxílio da Polícia Militar para a dispersão de aglomerações, bem como a punição a quem não cumprir as regras da quarentena, porém festas e eventos continuam sendo realizados na cidade, sem que esteja acontecendo punições aos organizadores.
- Avaré