Nesta semana o prefeito de Sarutaiá Isnar Freschi Soares cumpriu uma agenda de compromissos em Brasília, com objetivo de apresentar aos senadores algumas demandas do município nas áreas da educação e saúde. Apesar de não ser liberado os recursos neste período devido a legislação, ele foi orientado por assessores na capital do país que poderia apresentar os pedidos, para serem incluídos até o fim de ano no orçamento.
“Graças ao apoio dos senadores José Serra e Mara Gabrilli conseguimos verbas para infraestrutura urbana e saúde, com estes recursos conseguimos pavimentar as ruas com lajotas e adquirir equipamentos para saúde. Agora protocolei pedidos de verbas para estas duas pastas. Ao senador José Serra solicitei R$ 400 mil para ser destinado em obras de infraestrutura urbana. Já para Mara Gabrilli solicitei R$ 200 mil para custeio na saúde. Dois pedidos apresentados e que segundo a assessoria dos senadores serão inseridos no orçamento de 2023”, relatou o prefeito Isnar.
Em Brasília, o chefe do executivo de Sarutaiá também participou de uma reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no encontro ele foi informado a respeito de alguns convênios em andamento, bem como os pedidos que já foram apresentados no órgão federal e seus trâmites. “Com ajuda do FNDE conseguimos recursos para reforma de escolas e novos equipamentos e ônibus para educação. Reforcei a necessidade da parceria e a importância de liberação dos recursos após o período eleitoral”, explica.
Isnar também esteve na Confederação Nacional dos Municípios – CNM e na ocasião concedeu uma entrevista ao jornalista da emissora de rádio da Confederação, em que falou sobre o municipalismo e a luta dos prefeitos em buscar verbas para os desenvolvimentos dos municípios em Brasília. “Somos nós que sustentamos a federação com os pagamentos altos de impostos e não temos um percentual considerável destes tributos nos municípios, porque a maior parte fica para união com 70%, os Estados com 25%, ficando os municípios com algo em torno de minguados 5% da arrecadação. Valor este insuficiente para atender todas as demandas e serviços que devemos prestar à população, por este motivo não resta outra alternativa aos administradores, do que recorrer o apoio das lideranças políticas do estado e federação”, concluiu Isnar.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Geral