Segundo a administração do município, a licitação foi suspensa pois a construção foi autorizada durante a pandemia, antes do orçamento ser defasado pela inflação.
A Prefeitura de Laranjal Paulista (SP) possui verba autorizada para a construção de uma ponte metálica no Bairro Bueninho desde 2020. O acesso provisório desabou pela terceira vez durante uma tempestade, que atingiu o município durante a tarde de segunda-feira (28).
Aproximadamente 60 famílias estão ilhadas no bairro. Um acesso de madeira foi construído durante a manhã para a passagem de pedestres. A obra da ponte provisória está sendo orçada nesta terça-feira.
Segundo a prefeitura, em 2020, a Casa Civil do Estado de São Paulo firmou um convênio com o município para a contratação de uma empreiteira responsável pela construção de uma ponte no valor de R$ 655.475,11.
Conforme o projeto, a ponte deveria ser construída em concreto armado e estrutura metálica, no período de seis meses, podendo ser prorrogado conforme Lei Federal 8.666/93.
Entretanto, a licitação da obra foi suspensa por tempo indeterminado em 16 de outubro de 2020.
À TV TEM, o secretário de Planejamento de Laranjal Paulista, Matheus Ventris, explicou que a verba foi repassada antes da pandemia, mas a autorização da construção “foi após pandemia e o preço do aço triplicou. E a empresa não conseguia mais fazer pelo valor conveniado”, justificou.
Ventris disse, inclusive, que a construção da ponte definitiva será realizada após o montante, obtido através de um empréstimo, ser liberado. “Se o recurso do Banco do Brasil cair em janeiro a prefeitura já abre o processo licitatório”, concluiu.
Ponte cedeu pela 3ª vez
O acesso do Bairro Bueninhos ao Centro de Laranjal Paulista cedeu três vezes apenas em 2022. Em março deste ano, o acesso precisou ser reconstruído de maneira emergencial.
Porém, dois dias depois, uma chuva destruiu a estrutura da ponte refeita, deixando os moradores ilhados novamente.
Informações: g1 Itapetininga e Região