Na tarde de quinta-feira (4) aconteceu, na Câmara Municipal de Fartura, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2023 do Parlamento Regional de Avaré, composta por 14 cidades da região.
Por intermédio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), representada na reunião por seu diretor de novos projetos, Luís Mario Machado dos Santos, foi criado o “Parlamento Regional de Avaré”, composto pelas Câmaras Municipais de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Paranapanema, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.
A assembleia contou com a presença do prefeito de Fartura, Luciano Filé, o qual se mostrou muito contente e esperançoso pela região ter grande representatividade por meio dos vereadores das câmaras municipais.
O Parlamento Regional de Avaré ficou composto da seguinte maneira: Presidente: Fernando Pitukinha (Fartura); 1º Vice-Presidente: Marcelo Ortega (Avaré); 2º Vice-Presidente: Téia da Serrinha (Paranapanema); 3º Vice-Presidente: Emerson Formiga (Cerqueira César); 4º Vice-Presidente: João Buranello (Fartura); Secretária Geral: Joice Lopes (Cerqueira Cesar); 1ª Secretária: Flor (Taquarituba); 2ª Secretária: Lauriane (Paranapanema).
Além da formação da Mesa Diretora, foram eleitos os presidentes das comissões de Educação e Cultura: Elza Dalcin (Taguaí); Saúde: Dr. Ricardo Almeida (Taquarituba); Segurança: Luís Fernando Coutinho (Itaí); Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura: Juliano Codognotto (Taguaí); Ação Social, Criança, Adolescente, Idoso e Segurança Alimentar: Tereza Lucas (Tejupá); Inclusão Social e Acessibilidade: Djanira (Tejupá).
O “Parlamento Regional”, criado na forma de um Conselho Consultivo, integrará a governança interfederativa, promovendo a interlocução entre o Conselho de Desenvolvimento e as câmaras municipais de todos os municípios que integram a unidade, propondo a legislação que for necessária para o desenvolvimento regional, além de apresentar ao Conselho de Desenvolvimento as políticas públicas regionais que dinamizem as potencialidades e solucionem os problemas comuns entre os municípios da região.
Este arranjo institucional terá o apoio de uma instância executiva, na forma de uma Agência Estadual de Desenvolvimento Regional e da própria Secretaria de Desenvolvimento Regional, como órgão técnico-consultivo. Poderá contar, ainda, com o aporte de recursos em um Fundo de Desenvolvimento para as unidades regionais, que está sendo concebido para integrar a Lei Complementar, fundamentando a nova regionalização do território paulista.
Na ocasião, Fernando Pitukinha agradeceu a todos pela participação e por o elegerem presidente do Parlamento. “Podem ter a certeza de que vou me dedicar e empenhar esforços para fazermos uma região forte e trazer mais qualidade de vida para a nossa população da região. Acredito que com garra, determinação e acima de tudo, união, teremos em um futuro próximo muitos resultados positivos para a região de Avaré. Contem comigo e vamos em frente. Nossa região precisa de todos nós”, concluiu.
- Fartura
- Política