Gis Bezerra, 37 anos ainda ensina Matemática de forma lúdica, enquanto seu marido Vagner Petrini faz a edição dos vídeos do casal
Muitas pessoas têm o sonho de viver viajando, fazer isso um projeto de vida, mas na maioria dos casos isso fica só na imaginação. Mas, o casal farturense, Gisleine Bezerra (Gis) e seu marido Vagner Petrini, ambos de 37 anos, estão pondo em prática esse desejo antigo de ambos.
Desde 2015, o casal já viaja pelo mundo no esquema “mochilão”. Gis e Vagner já conheceram 21 países, muitas pessoas e culturas, além de diversos estados brasileiros.
Gis que é filha do popular farturense Delcio Bezerra, conta que na última viagem aos Estados Unidos, eles tiveram que dormir no carro, pois não encontravam hotel na rota em que estavam passando. E desde então cogitaram comprar um motorhome para viajar. “Quando voltamos ao Brasil começamos a pesquisar preços de motorhomes e vimos que não era acessível para nós. Então pensamos em comprar uma Kombi e montar um motorhome nela… uma “kombihome”, já que o preço era mais acessível para nós”, explica.
Sendo assim, em janeiro de 2021 o casal comprou a Kombi batizada de Catarina, e a transformou em uma casa para poder viajar pelo Brasil e desenvolver o projeto “Aulas na Kombi”, pois Gis é professora de Matemática, com especialização e mestrado. Tendo como objetivo ensinar a matéria de forma lúdica e “descomplicar a Matemática”, que para muitos parece um bicho de sete cabeças.
Ela lecionou em escolas particulares em Londrina (PR), onde concluiu seu mestrado, mas com a chegada da pandemia sentiu a necessidade em continuar ajudando os alunos a desenvolverem os conhecimentos na Matemática. Aí me tornei uma EduTuber - criador de conteúdo do YouTube na área de educação com o canal “Gis com Giz Matemática”, o qual tem sido uma referência em escolas de vários estados brasileiros e muito visualizado em países, tais como Portugal, Moçambique, Angola e EUA”, conta.
Voltando a Kombi Catarina, ela passou por transformações e em setembro deste ano ficou concluída e o casal já iniciando o projeto de viajar ensinando. “Já viajamos para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina conhecendo lugares, pessoas e a visitando as escolas. Em Fartura, fomos convidados a participar da disciplina “Projeto de VIDA” com as professoras Carolina e Katia e contamos tudo sobre nossa jornada até chegar a ideia da Kombi e a apresentamos aos alunos”, ressalta Gis.
Ela conta que esse projeto de vida foi algo pensando há tempos, mas que só agora de fato eles tiveram coragem de por em prática, pois ambos saíram do emprego e para comprar a “Catarina” tiveram que vender o carro que tinham. “Pretendemos começar nossa viagem em 2022 pelo Brasil e depois para outros países. Onde eu vou lecionar de forma lúdica e meu marido ajuda na gravação e faz a edição dos vídeos”, explica.
Confira abaixo algumas perguntas respondidas por Gis ao jornal Sudoeste do Estado:
Jornal Sudoeste do Estado: Qual sua inspiração para criar esse projeto voltado a ajudar as pessoas e ensinar de forma lúdica?
Gis Bezerra: Mudar a forma como os alunos enxergam a Matemática. Porque quando trabalhava na rede particular sempre lecionava desse jeito: “forma lúdica”.
Jornal Sudoeste do Estado: Você tem algum projeto que ainda quer desenvolver, seja nessa área (aumentar) ou em outra? Se sim, qual?
Gis Bezerra: Sim, quero conhecer as formas de ensino da Matemática nos países quem têm bons resultados em avaliações internacionais. Pretendo conhecer as formas de ensino da Matemática no Japão, Singapura, Finlândia, entre outros e utilizar essas formas de ensino para ajudar os alunos. E com a Kombi pretendemos levar a educação Matemática por onde passarmos. Além de conhecer pessoas e culturas.
Jornal Sudoeste do Estado: Como é a aceitação do público aonde vocês vão? Tipo, a Kombi chama atenção, o pessoal vem fotografar, filmar e aprender em massa?
Gis Bezerra: Nossa é demais. Todo mundo que ver, tirar foto e fica perguntando: “nossa, mas vocês dormem aí? E como cozinham? Mas dá para viver na Kombi? São perguntas desse tipo e pessoas com cara de admiração.
Jornal Sudoeste do Estado: E como as pessoas podem acompanhar os trabalhos de vocês pelas redes sociais?
Gis Bezerra: Vou passar aqui nossas páginas, e quem quiser segue e acompanhe nossos projetos:
O canal da Kombi no YouTube chama: “Gis na Trip”, e o link é: https://www.youtube.com/c/GisnatripKombiCatarina
Já as redes sociais de Matemática são: https://www.instagram.com/giscomgizmatematica/; https://www.facebook.com/giscomgiz; https://www.tiktok.com/@giscomgizmatematica; e canal no YouTube - Gis com Giz Matemática: https://www.youtube.com/c/GiscomGiz
Já o perfil pessoal de Gis Bezerra é o: https://www.instagram.com/gisnatrip_kombicatarina/