Aeronave está com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde o dia 23 de julho deste ano, segundo consulta à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Acidente ocorreu no aeroporto de Lençóis Paulista.
O piloto do helicóptero que caiu durante decolagem na tarde de domingo (11), no Aeroporto Municipal de Lençóis Paulista (SP), com documentação irregular, disse que estava apenas "aquecendo o motor".
A aeronave está em nome da empresa C.V.E. Comércio Brasil Eireli, de propriedade de Luiz Carlos Domingues Maciel, de 58 anos, que estava sozinho no helicóptero que pilotava.
Ele teve alta médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município onde houve o acidente na manhã de segunda-feira (12), após sofrer ferimentos leves.
Em entrevista ao g1, ele disse ter conhecimento de que o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido desde o dia 23 de julho deste ano, o que implica na suspensão do Certificado de Aeronavegabilidade.
As irregularidades constam no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no qual também há informação sobre a compra recente da aeronave, em 22 de junho deste ano.
Luiz disse que o helicóptero estava guardado enquanto a situação não era regularizada, o que ele pretendia fazer em breve, mas que uma vez por semana precisa ligar o motor para a aeronave "não ficar parada".
"Lugar nenhum", respondeu ao ser questionado sobre para onde estava indo com o helicóptero. Ele também afirmou que possui autorização para pilotar e garantiu que sua documentação pessoal está regular.
A queda do helicóptero foi registrada pelo sistema de câmeras de segurança do local. Nas imagens é possível ver que o piloto do helicóptero tenta decolar, mas a aeronave começa a subir descontrolada e cai na pista.
De acordo com a Polícia Militar, o piloto, de 58 anos, estava sozinho. O acidente foi por volta de 14h30 e teria sido causado por uma rajada de vento. A vítima teve ferimentos e foi encaminhada à UPA da cidade.
Segundo a unidade hospitalar, ele estava bem, sem fraturas e recebeu alta na segunda-feira, por volta das 11h. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam à ocorrência.
O aeroporto de Lençóis Paulista fica no quilômetro 116 da Rodovia Osni Mateus, a SP-261. As causas do acidente serão apuradas.
Informações: g1 Bauru e Marília