O Sindicato Rural de Taguaí e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Taguaí, desenvolveram diversas atividades na linha de artesanato e também de alimentação, visando promover e incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos participantes.
Todos os cursos são inteiramente gratuitos, também com alimentação inclusa (café da manhã e almoço) e com emissão de certificado do Senar, reconhecido em todo território nacional. As atividades da linha de ação “artesanato da promoção social do Senar-SP” tem por finalidade a produção artesanal de objetos úteis, artísticos e decorativos, utilizando matéria-prima disponível na região.
O artesanato rural deve contribuir para a preservação e divulgação das expressões culturais regionais. Pode ou não ter fim comercial, estimulando a organização de grupos.
Já as atividades da linha de ação “alimentação e nutrição da promoção social do Senar/SP” tem por finalidade a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural e a valorização da cultura local. Apresenta técnicas artesanais adequadas para o processamento de produtos alimentares.
Neste primeiro semestre foram realizados os cursos: artesanato com fibra de cana-de-açúcar - utilitários e decorativos; artesanato em taboa - utilitários e decorativos; artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café – decorativos; processamento caseiro de banana; processamento caseiro de carne de aves; processamento caseiro de carne de peixes; processamento caseiro do milho; processamento caseiro do tomate; uso de condimentos na culinaria caseira; uso do amendoim na culinária caseira.
Participaram dos cursos cerca de 180 pessoas e o Sindicato Rural de Taguaí está sempre divulgando a grade de cursos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, através das mídias sociais e grupos de whatsapp, como também em sua sede e no Centro de Geração de Renda e no CRAS.
Além dos cursos em parceria com o Senar, também ocorreram cursos em parceria com Sebrae e também internos, como o que ocorreu para os participantes do Paif, cujo objetivo era a produção de refeições saborosas utilizando os itens da cesta básica oferecida pelo Governo Estadual.
- Taguaí
- Geral