Oportunidades serão para estudantes do Ensino Médio, Técnico ou do EJA, que poderão estagiar nos órgãos públicos e ainda receber Bolsa Auxílio no valor de R$ 708,06 mensalmente
Ao lado vice-prefeito, Pedro Langeli, Luciano Filé, promoveu mais uma “Live com o Prefeito” na noite de quinta-feira, 7 de abril, especialmente para o lançamento do Programa “Jovem Talento”, que atenderá jovens que tenham acima de 16 anos de idade, que estejam cursando o Ensino Médio e Técnico, em suas diferentes modalidades, incluindo o EJA - Educação de Jovens e Adultos. Cada estagiário receberá Bolsa Auxilio, no valor de R$ 708,06 mensalmente, que serão pagos pela Prefeitura. Trata-se de um programa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que por meio de convênio entre a Prefeitura e o órgão, será implantado no município.
A encarregada de Recursos Humanos, Graziela Watanabe, explicou sobre as normas do Programa e esclareceu as dúvidas dos moradores que acompanhavam a Live. O chefe do Poder Executivo informou que o CIEE é parceiro do município e que este novo convênio está sendo oficializado. A partir de agora, o Setor de RH dará início ao levantamento de quantos estagiários cada Coordenadoria necessita, para que seja formulado o edital com o total de vagas que serão abertas no município.
Graziela explicou que cada jovem permanecerá quatro horas por dia no órgão público. Durante três horas irá estagiar e uma hora por dia, será reservada para que estude. “São trilhas de estudo todas oferecidas pelo sistema EAD pelo CIEE”, esclarece. “É apenas o primeiro processo, mas pretendemos abrir outros, para que mais jovens, que ainda não têm idade, possam participar”, frisa a encarregada de RH.
A Prefeitura estará divulgando em seus canais oficiais e na imprensa local e regional, a data de abertura das inscrições. Após, será agendada a prova com questões de português, matemática e conhecimentos gerais. “São provas preparadas pelo CIEE para a fase atual do estudante”, cita Graziela. O prefeito Luciano Filé lembrou que as avaliações são organizadas, aplicadas e corrigidas pelo CIEE.
A servidora informou ainda que os estudantes interessados em se inscrever, farão as provas de forma totalmente gratuita, já que não haverá cobrança de taxas. O prefeito também contou que está estudando a possibilidade de fornecer a cada estagiário da Prefeitura, o Vale Alimentação.
Filé agradeceu a funcionária Graziela por ter agilizado a implantação do Programa junto ao CIEE. “Tenha certeza que muitos pais se lembrarão, que foi graças a uma servidora pública que os jovens trilharam o caminho do bem”, salienta. Pedro Langeli destacou os benefícios dos estágios, já que no pós-pandemia, as exigências do mercado, aumentaram. Pedro pediu ainda que os empresários deem oportunidades de trabalho para os jovens.
“O objetivo da nossa gestão é criar oportunidades para todos”, destaca o prefeito. “É cansativo, é desgastante, mas quando vemos funcionários nos ajudando, incentivando nossos jovens e plantando sementes importantes para o futuro dessa cidade, nos sentimos motivados a continuar trabalhando”, conclui Filé. A Prefeitura informa que outros programas estão sendo analisados, com o objetivo de atender outras faixas etárias.