Os municípios da região Sudoeste do Estado decretaram restrições mais rígidas em combate ao aumento de casos de covid-19.
Amvapa (Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema) organizou uma reunião no início da semana, no formato online, com secretários e coordenadores dos setores da Saúde e Educação. O presidente do consórcio e prefeito de Coronel Macedo, Betinho Veiga também participou do encontro virtual.
Os temas discutidos foram ocupação de leitos destinados a covid-19, aumentos de casos e ações de combate ao coronavírus. Ficou decidida a paralisação de aulas presenciais nos municípios que fazem parte da Amvapa, como também foi escrita uma carta de justificativa as diretorias de ensino de Piraju, Itararé, Itapetininga e Avaré.
A maioria dos municípios acatou a definição do colegiado, porém o município de Fartura não citou em seu decreto a proibição de aulas presenciais em escolas particulares, deixando a cargo das próprias instituições a decisão. Vale destacar que as aulas e cursos da rede pública municipal de ensino estão somente no formato remoto.
A Prefeitura de Fartura disponibilizou nesta semana “Disque Denúncia” para que os moradores possam alertar sobre aglomerações, como festas clandestinas ou atividades em funcionamento fora do permitido, seguindo as novas regras estabelecidas pelo Plano São Paulo, do Governo Estadual. O número é: (14) 99673-1090.
De acordo com o Decreto Municipal, está suspensa também a realização de eventos, convenções, atividades culturais e demais atividades que gerem aglomeração de pessoas na cidade, como medida restritiva necessária ao enfrentamento da pandemia da covid-19.
Em Taquarituba, após a ocupação total dos leitos de UTI e enfermaria para pacientes com covid-19 na Santa Casa, o prefeito Éder Miano decretou, desde o início de semana, toque de recolher das 21h às 5 horas.
Em Taquarituba o Centro de Atendimento Para o Enfrentamento à covid-19 localiza-se ao lado do Posto de Saúde do Novo Centro, na Avenida Mário Covas, telefone (14)37621070.
Piraju também segue todas as definições do Plano São Paulo da Fase Vermelha, incluindo o toque de recolher das 8 às 6 horas.
Ainda foi incluído limitação do tráfego e proibição de estacionamento nas vias públicas utilizadas para aglomeração e concentração de pessoas, fechamento do comércio das 20 às 6h, ficando autorizado o atendimento somente pelo sistema delivery de alimentos e medicamentos até às 24 horas. A novidade foi a determinação da entrada de apenas uma pessoa por família nos supermercados e nos estabelecimentos comerciais cujas atividades são consideradas essenciais, exceção aos estabelecimentos de saúde.
“Fica proibida a entrada de menores de 12 anos nos supermercados e estabelecimentos comerciais”, consta no decreto.
Tem multa para o infrator no valor de R$ 200,00 no caso de pessoa física, e de R$ 4 mil para pessoa jurídica, bem como o fechamento imediato do estabelecimento, por deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas que visem à proteção e manutenção da saúde, da higiene e da vida humana.
VARIANTE - A prefeitura de Chavantes confirmou nesta semana o primeiro caso da variante brasileira da covid-19. Originária provavelmente de Manaus, essa cepa é mais agressiva do que o vírus comum.
O infectado é um médico local que precisou ir para São Paulo no início desta semana realizar um procedimento de saúde. Seu teste havia dado positivo para a covid-19, mas com algumas alterações. Desta forma, foram realizados novos exames que detectaram a variante brasileira.
Apesar disso, o médico não sentiu sintomas fortes e não precisou ficar internado. Ele já estava devidamente vacinado e, segundo a prefeitura, está curado e atendendo normalmente no município.
- Geral