O cabeleireiro Marcello Batista Rafael, 53 anos, relembra que um dos primeiros salões de beleza em um prédio comercial foi o seu e de sua mãe, em meados dos anos 1980. Antes deles já existiam algumas profissionais, porém atendiam em suas casas, geralmente em um cômodo específico para isso.
E seu salão está prestes a completar quatro décadas em Fartura, pois foi inaugurado em 1986, tendo já 37 anos de excelentes serviços prestados aos farturenses. Marcello já é profissional há 39 anos e tem formação e especialização na renomada “Escola Teruya”.
Já a mãe de Marcello, Maria Aparecida Faustino Rafael, 74 anos, é formada na área desde 1973, ou seja, meio século e ela direcionou o filho para a mesma profissão quando ele ainda tinha 13 anos.
Marcello relembra que em 1986, quando mudaram para a cidade de Fartura, procuraram um salão comercial, com firma aberta e tudo conforme as leis. Porém, naquela época muitos não acreditavam que isso poderia dar certo na cidade. “Contrariamos todos prognósticos e comentários e servimos de modelo para outros que surgiram depois, ao notar nosso sucesso”, destaca.
O profissional reforça que além de ser um dos primeiros salões com ponto comercial em Fartura, trouxeram muitas novidades para a cidade. Sendo que na época, a saudosa Dona Didi (Hilda Garbelotti Tucunduva), que confeccionava vestidos de noivas e arrumava as mulheres para seus casamentos, sempre requisitava o trabalho seu e de sua mãe. “Fazíamos cortes, penteados, maquiagem, tudo que a noiva precisava e até acompanhávamos elas na igreja. Isso tudo era novo em Fartura nos anos 1980. E, hoje ainda realizamos esses sonhos”, conta.
Outro diferencial de época, diz Marcello, foram os desfiles que organizava, como também participou de muitos eventos como jurado. “Além disso patrocinávamos meninas que disputavam o título de rainha das festas de Fartura”, relembra.
Marcello conta que é muito grato a Fartura, pois nesses quase 40 anos na cidade, nunca faltou serviço e conseguiu levar o nome do seu salão a um patamar de destaque, pois em cidades vizinhas e até mais longe é conhecido e já fez a alegria de alguém, seja com um corte ou tintura. “O início das redes sociais nos ajudou muito, pois nosso trabalho foi visto por muitos, alcançamos olhares de muita gente, das mais diversas cidades”, explica.
Como tem acesso a muitos profissionais e representantes de marcas, o cabeleireiro já foi convidado para ministrar cursos, mas ele diz que isso nunca foi seu intuito. Também foi muito requisitado para trabalhar em salões conceituados de grandes centros, mas que ama Fartura, a cidade que o adotou e não se vê morando em outro lugar.
Ele diz que com certeza seu salão tem um diferencial, pois são anos de dedicação aos clientes. “São 37 anos de Fartura e 39 anos de profissão, isso é uma vida inteira”, frisa.
Marcello destaca que já viu e viveu muitas situações, entre erros e acertos, mas sempre abaixo dos olhos de Deus, tudo sempre deu certo.
“Na vida sempre estamos aprendendo e nos atualizando, sendo que agora oferecemos oportunidades para outros profissionais, alugando cadeiras e salas, para assim fortalecer quem quer começar ou progredir na profissão. E nossa estrutura tem tudo que um cliente de beleza precisa. Qualquer coisa só me procurar, pois temos ainda salas e cadeiras disponíveis”, finaliza.
- Fartura
- Geral