Nesta sexta-feira (31), o município de Fartura comemora 132 anos de histórias e conquistas de seu povo, pois em 1891 conquistou sua emancipação político-administrativa.
Porém, a história de Fartura teve início antes, no ano de 1975, o famigerado Manoel Remígio Viana doou terras na localidade, sendo esse o começo do que conhecemos hoje.
Em 1880 Fartura começou a ter um contorno com a construção de uma igreja. E no dia 7 de fevereiro de 1884, a Lei nº. 5 do Governo do Estado criou a Freguesia de Nossa Senhora das Dores, ligada ao termo de Itaporanga. Em 31 de março de 1891 a Freguesia de Nossa Senhora das Dores foi elevada à categoria de município.
Por volta da década de 50, veio um dos divisores de águas para o progresso, sendo o amplo projeto de represamento das águas do Rio Itararé que limitava Fartura, no estado de São Paulo, a Carlópolis, no estado do Paraná.
Sobre o rio havia uma ponte de madeira feita em 1915, que deu lugar a uma extensa e alta ponte de concreto ser inaugurada em 1969, hoje denominada ponte “Prefeito Benedito Garcia Ribeiro”.
Hoje Fartura é uma cidade com população de pouco mais de 16 mil habitantes. Tem duas escolas estaduais, que sempre se destacam no cenário nacional de ensino, assim como ótimas escolas municipais, creches etc.
Na saúde a cidade também é destaque em toda região, com uma das melhores e estruturadas Santa Casa, com dois postos de saúde e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além de contar com mutirões de cirurgias e ter médicos especialistas em quase todas especialidades. A Farmácia Municipal também tem um amplo espaço, ótimo atendimento.
Fartura se destaca também no campo, tanto com produtores de gados, suínos, peixes, como na produção leiteira e de agricultura (soja, café, milho, etc).
O Turismo que sempre foi bastante explorado, ganhou agora mais destaque, pois além de uma estrutura muito melhor, com informações de como chegar a cada ponto, tem mais autonomia e assim traz cada vez mais turistas para a cidade.
- Fartura
- Geral