Em isolamento social após testar positivo para o coronavírus o deputado estadual Ricardo Madalena confere entrevista online sobre a importância da vacinação que “preserva vidas”. O número de óbitos comparado com o início de janeiro de 2021 é 85% menor. Mas como adverte o parlamentar “toda vida importa” e a guerra é para “salvar e proteger mais pessoas”, por isso, destaca a importância de manter os cuidados preventivos. “A pandemia infelizmente, ainda não acabou”, confira.
JORNAL - Já são 2 anos de pandemia. Quais ações efetivamente o parlamento paulista fez para combater o coronavírus?
RICARDO MADALENA- Imediatamente cortamos 30% dos salários dos 94 deputados e 40% da verba de representação de todos os gabinetes – destinamos os recursos que ultrapassaram R$ 300 milhões para a saúde. Iniciamos uma força-tarefa mobilizando respiradores, ambulâncias, recursos para custeio e investimentos para a saúde nos municípios. Ampliamos leitos através de indicações do mandato e ainda aprovamos o maior programa social da história, o Bolsa do Povo, o maior repasse para hospitais filantrópicos através do Mais Santas Casas e ainda sem desatentar para os investimentos que geram empregos e desenvolvimento implementamos o Novas Vicinais – que está recuperando rodovias que ligam os municípios e proporcionando melhores condições para a exploração econômica.
JORNAL – A vacinação completou 1 ano. Qual o reflexo?
RICARDO MADALENA – Nossa preocupação no começo de 2021 era garantir maior celeridade e cobertura para a imunização de toda a população e para isso propusemos Projeto de Lei para que 100% das Emendas Impositivas de parlamentares fossem destinadas para a compra de vacinas. O resultado está aí: 85% menos óbitos comparado com 2021 neste mesmo período. Conseguimos viabilizar a vacinação de adolescentes através do nosso mandato. O governo de SP atendeu nosso pedido através do Ofício n. 739/2021. Lutamos pela imunização – mas é bom advertir que ela não protege 100% para o contágio – mas dá segurança significativa contra hospitalização e óbito. É o que a ciência tem provado.
JORNAL – Como você foi diagnosticado com coronavírus?
RICARDO MADALENA – Eu tomo todos os cuidados que são recomendados. Uso máscara predominantemente na maior parte do tempo, constantemente higienizo as mãos, tomei as três doses de vacinas, mas fui contaminado. Como? Não sei. Graças a DEUS estou bem. Senti apenas coriza e dor de garganta. Realizei exame preventivo e deu negativo. Mantive o isolamento por precaução. Repeti no dia seguinte e atestou positivo. Venho seguindo todas as recomendações médicas.
JORNAL – O que esperar para 2022 diante da pandemia?
RICARDO MADALENA – Os empregos precisam ser preservados. Com a vacinação é possível manter a economia funcionando, mas os cuidados preventivos terão de ser contínuos. Nosso mandato seguirá atuando fortemente para apoiar a saúde dos municípios ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e comunidade. A saúde é o bem maior. Seguido de emprego e educação.
JORNAL – Neste ano teremos eleições como avalia o cenário?
RICARDO MADALENA – O foco neste momento é a retomada da atividade parlamentar na Assembleia Legislativa. Como líder da bancada do Partido Liberal temos muito trabalho para desenvolver e ajudar São Paulo a crescer com empregos e renda para a população.