Durante sessão ordinária na Câmara de Avaré, na noite da última segunda-feira (13), o presidente Do Legislativo, o vereador Léo Ripoli solicitou ao prefeito Jô Silvestre informações sobre a criação da Guarda Municipal.
“O crescimento da população fixa e flutuante de Avaré, bem como o desenvolvimento de nossa cidade carecem de um reforço no zelo público, sendo assim, a criação da Guarda Municipal irá somar não só às ações de segurança, como também de ordem, preservação do patrimônio público e muitas outras atividades, melhorando a qualidade de vida da população e também na geração de emprego”, destaca Léo.
GUARDA MUNICIPAL
O guarda municipal é o profissional que atua na área de segurança pública para garantir a segurança de patrimônios e dos cidadãos do município. Alguns municípios adotam as denominações “Guarda Civil Municipal”, “Guarda Metropolitana”, “Guarda Municipal” ou “Guarda Civil Metropolitana” para designar suas corporações.
De acordo com a Lei Federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, os princípios mínimos de atuação dos profissionais são: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; uso progressivo da força.
- Geral
- Avaré