Associação incentiva restaurações de carros antigos e vistoria os automóveis de donos que querem receber a honraria
No último sábado (11), a Associação Avaré de Antigomobilismo (Aavant) foi palco de novas vistorias para obtenção da placa de coleção, a conhecida “Placa Preta”, que desde meados do ano passado retornou à sua coloração original, com validade para todo o território sul-americano.
O diretor e secretário-geral da Aavant, Gustavo Carvalho explica sobre o processo para conseguir essa honraria.
É importante enfatizar que a Aavant é credenciada pelo Denatran para vistoriar e emitir o certificado para obtenção da Placa Preta. E quem realiza esse processo são os associados avaliadores técnicos Djalma Antônio de Oliveira Júnior e José Rafael Rodrigues, também credenciados.
A Placa Preta é almejada pelos amantes de carros antigos, pois é uma espécie de “premiação” para quem consegue manter seu veículo tão conservado e com muitas peças originais da época do lançamento.
Tal honraria, de extrema distinção, dedicada à automóveis com 30 anos ou mais de fabricação, atesta a originalidade de um veículo antigo, em consonância com um dos principais objetivos da Aavant, que é o fomento à preservação do automóvel como bem histórico e referência cultural de uma época, caracterizando-o assim como objeto de coleção.
“Com o Museu aberto a visitações, recebemos três veículos, dois deles oriundos da cidade vizinha de Piraju, de propriedade do associado Rodrigo Graciano, sendo um Ford Galaxie 500 ano 1979 (já com placa de coleção, porém passou por revistoria para a reemissão do Certificado, agora sob novo proprietário) e um Volkswagen Fusca 1300 ano 1973 que pertencera ao seu pai, ambos muito conservados e originais! O terceiro veículo vistoriado, e que chamou bastante a atenção pelo seu estado impecável, foi um Uno S, motor 1.5 cc, ano 1993, de propriedade do associado e assessor da Aavant, Sr. Dulcídio Pedry de Almeida”, conta Gustavo Carvalho - diretor e secretário-geral da Aavant.
É interessante destacar que o UNO do Sr. Dulcídio atingiu nota 97,75 pontos, nota quase impecável, que beira a nota máxima de 100 pontos. A nota mínima para receber a Placa Preta é de 80 pontos.
Ele destaca que, paralelamente às vistorias, foi registrado um bom número de visitantes e associados que aproveitaram para conferir novidades no acervo e nas dependências do Museu.
“Como a exposição dos veículos é, em parte itinerante, sempre temos novidades para os visitantes; e com a entrega da nova Praça do Antigomobilista, logo na entrada do Museu, o local ganhou um novo espaço verde e acolhedor”, relata Nelson Rodrigues de Sousa, presidente da Aavant, e complementa que: “em breve o Museu receberá itens inéditos em seu acervo, aguardem”.
O Museu do Automóvel de Avaré sede da Aavant localiza-se à Rua Santos Dumont, 1.890, bairro Brabância, e permanece aberto a visitações aos sábados, das 14h às 18h, com entrada gratuita. E se você quer fazer usa avaliação para obter a Placa Preta entre em contato pelo número: (14) 99707-5617.