O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo promoveu, no sábado passado (17), mais um giro da Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 9º encontro aconteceu na Macro Sudoeste Paulista e reuniu cerca de cem pessoas na Câmara Municipal de Itapeva.
A plenária contou com as presenças de representantes de 18 cidades. As primeiras oito edições aconteceram em Presidente Prudente, Alta Paulista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Campinas, Jaú, Ourinhos e ABC.
Entre as pautas da plenária, a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; a organização partidária na Macrorregião Sudoeste Paulista: diagnóstico regional e as Eleições 2024: o PT e a Federação Brasil da Esperança.
A mesa foi composta pelos membros da direção estadual: Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Thais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Meire Silva (secretaria do Interior do PT-SP), o coordenador regional professor Alex Campos, o deputado estadual Paulo Fiorilo, e o prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes.
Vereadores também estiveram presentes: Joaquim Barros (Ribeirão Branco), Marcelinho (Nova Campina), Zé Vicente (Ribeirão Branco), Mauro Rodrigues (Guapiara) e Tarcisio Bagatin (Riversul), além de dirigentes partidário locais e regionais, militantes, lideranças de movimentos, entidades, organizações e associações.
Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçar a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos sejam informados à população local.
Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Thais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas, e da Jornada de Formação Nova Primavera; e Meire apontou a necessidade de fortalecer o partido nos municípios do interior, para a atuação partidária cotidiana e para as eleições de 2024. Paulo Fiorilo apresentou um balanço dos trabalhos realizados na Assembleia Legislativa de SP e da oposição da bancada da Federação Brasil da Esperança ao Governo Tarcísio de Freitas.
Alex Campos destacou a importância da mobilização em torno da defesa do Governo Lula e do projeto do PT para as eleições 2024. Disse que a atividade motivou a “companheirada” para enfrentar os desafios na construção partidária. Joaquim Barros destacou a importância de fazer o debate político em prol das melhorias para a população e apresentando um planejamento de comunicação das conquistas do Governo Lula para os municípios. Carlos Werneck salientou sobre a parceria do Governo Lula com a cidade e a organização do PT cada vez mais forte para a disputa do pleito do próximo ano. Moacir Silva (Tomate) indicou que a militância terá um papel fundamental na retomada do modo petista de governar e na eleição de representantes do PT no Legislativo. Para isso será necessário reforçar a campanha de filiação partidária. Militante dos Direitos Humanos, Thais Reichert considera plenárias como essa, fundamentais para a reaproximação da direção estadual com as lideranças e militantes locais, além de organizar e preparar o partido para elaboração de projeto que contemple a população nas eleições de 2024.
Participaram representantes das seguintes cidades: Apiaí, Barra do Chapéu, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guapiara, Fartura, Itaberá, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Paranapanema, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Taquarivaí e Taguaí.
- Geral