O prefeito do município de Taguaí, Jair Carniato (PTB), perdeu a batalha para o coronavírus e faleceu na noite desta quinta-feira (15) em Londrina. Ele é a 17ª vítima fatal em decorrência do vírus no município. O gestor taguaiense estava internado desde 1º de abril em um hospital particular na cidade paranaense.
Jair Carniato tinha 62 anos e descobriu em março que estava com covid-19. Sua esposa e seu filho também contraíram o novo coronavírus, porém já se curaram sem precisar de internação.
O prefeito havia sido internado em Taguaí no final de março devido à baixa saturação, o que exigiu a suplementação de oxigênio no seu caso. Ele estava sendo acompanhado por uma equipe médica e seu quadro naquela época era estável, porém inspirava cuidados.
Quando foi transferido para Londrina, Jair precisou ser intubado por causa da piora do seu estado de saúde. Ex-presidente da Câmara Municipal e prefeito pelo quarto mandato em Taguaí, ele deixa esposa, dois filhos e dois netos. O município está de luto por três dias (16, 17 e 18), não houve velório e o sepultamento foi restrito à família por causa dos protocolos neste momento crítico da pandemia.
HISTÓRICO - Nascido no dia 22 de junho de 1958, Jair Cariovaldo Carniato veio de origem rural e já jovem ingressou no funcionalismo público. Sua vida política iniciou quando foi eleito vereador por Taguaí para o mandato de 1989 – 1992. Posteriormente foi vice-prefeito no mandato de 1993 – 1996 e novamente vereador de 1997 – 2000.
Em 2005 tomou posse como prefeito sendo reeleito em 2008 e permanecendo até 2012. Novamente retornou para o cargo de chefia do Poder Executivo para o mandato de 2017 – 2020 sendo novamente reeleito no último pleito.
“Externamos nossos sinceros pêsames à família enlutada. Hoje o povo de Taguaí está triste e chora a perda de um taguaiense que dedicou a vida ao seu município. Será eternamente lembrado como o prefeito e amigo Jair Carniato”, postagem do Facebook da Prefeitura.
EDINHO FUNDÃO - Na terça-feira (6), o vice-prefeito Eder Carlos Fogaça da Cruz (Edinho Fundão) do Republicanos, assumiu o cargo de prefeito interino, devido o afastamento de Jair Carniato. Agora ele deve assumir definitivamente, porém em respeito à família de Jair, não vai ocorrer solenidade.
Desde que assumiu a cadeira do Executivo, Edinho se reuniu com funcionários e equipe de coordenadores para ficar a par dos trabalhos, porém, frisou que deve continuar o que foi planejado pelo prefeito afastado e não devem ocorrer mudanças no momento, além de deixar claro que pretende administrar com a máxima transparência e dar autonomia para seus coordenadores, oferecendo apoio para as necessidades que apresentarem durante a administração.
Ele lamenta a morte de seu amigo Jair Carniato e pretende honrar esse cargo que agora ele assume com hombridade e coragem para esse grande desafio.
“Os grandes homens não morrem, ficam encantados”
Mário Quintana“Os grandes homens viram estrelas no céu iluminando os nossos caminhos”
Olavo Bilac