Campos Machado Deputado Estadual
“Hoje é um dia que bate sobre nós uma sombra de tristeza, tristeza misturada com saudade. Jair Carniato foi um grande homem, que vai continuar pela eternidade. Homem correto, sério, leal e lealdade é a cicatriz da alma do homem. E por isso que hoje estou profundamente triste, profundamente magoado, porque não foi só Taguaí que perdeu um grande homem, foi o estado de São Paulo. Um grande prefeito, pai de família, amigo leal, homem que podia confiar abertamente, foi um herói. Costumo dizer que atuais prefeitos que estão enfrentando a pandemia acima de tudo são heróis, pois sem dinheiro e com muita vontade, colocam suas vidas em risco para salvar seu povo. Por isso hoje é um dia diferente, o sol que vejo da janela é um sol triste, magoado pela dor, por isso quero dizer aos meus amigos de Taguaí, meus amigos da região, perdemos todos nós um homem de valor, de caráter, sério e leal. Deus queira na sua infinita bondade que abrigue o Jair com carinho, com amor. Nossa parceria é de mais de 20 anos e ele será eternamente meu irmão. Jair quando ele saiu da prefeitura veio trabalhar comigo, daquela data em diante, não foi apenas coordenador regional meu, virou homem de total confiança minha. Toda vez que foi no meu escritório, só pedia benfeitorias para cidade que tanto amou, nunca nada em particular. Tudo que ele fez foi para seu povo, para sua gente. Por isso posso dizer que depois de 25 anos de amizade, posso afirmar que poucos políticos foram tão corretos, leais e sinceros como meu amigo Jair. Pessoas que amamos não morrem jamais, viram estrelas, ficam encantados e é verdade, pois ele será eternamente meu amigo. E por ele vou continuar ajudando Taguaí, a cidade não vai ficar órfão. Vou cuidar de Taguaí como se o Jair estivesse vivo, esse é meu compromisso de coração e de alma”, deputado estadual Campos Machado.
Flávio Prado - Assessor jurídico da Prefeitura de Taguaí
Trabalho, trabalho e trabalho, não vamos perder tempo fuçando o passado, vamos mostrar serviço...! Essa foi a primeira frase que ouvi quando assumiu o mandato de Prefeito, há exatos 16 anos, lá em 2005. Vivíamos feito cão e gato, temperamentos difíceis, dois brigões... Hoje marejam-me os olhos d’água, descobri que, do meu jeito, eu o amava. Após construídas as casas da CDHU, não sei exatamente como, Jair fez sobrar um milhão... A prefeitada em sua maioria ia a São Paulo pedir aditivo para receber mais verba, JAIR foi a São Paulo, para não ter que devolver o dinheiro que sobrou, porque queria construir uma escola. Pedido negado. Tecnicamente uma verba da casa civil não pode ser investida na educação, são pastas diferentes... Eu, jovem, concordei com o secretário estadual e pronto. JAIR não se deu por vencido. Esperou o momento oportuno, e num encontro com Geraldo Alckmin numa de suas visitas pela região, o interpelou diretamente e de forma incisiva, na cara dura, pediu. E não é que o Governador, pressionado pelo momento, permitiu! De boca, em palanque, para todo mundo ouvir, permitiu... E vamos nós, Jair, Douglas e eu, novamente para São Paulo. Chegamos pela manhã no prédio da secretaria estadual, ouvimos umas 10 vezes a palavra “não”. Andamos por todos os andares, de sala em sala, até desembocar no último andar, diretamente com secretário chefe de estado, após ameaças de punho fechado. Jair bufava, vermelho, chegou a dar murros na mesa... Douglas e eu, estávamos com medo de sairmos presos de lá, com a barriga dolorida de tanto tomar café. E, às 18:00 horas, o secretário liga e fala diretamente com o Governador Geraldo Alckimin: Dr. Geraldo, me perdoe, mas o prefeito está aqui desde as 09:00 da manhã, está bravo, irredutível e disse que não vai embora sem um “sim”, porque o senhor prometeu em palanque.... Pois é, viemos embora com a Escola Anaclite Adelasir da Silva. Marejam-me os olhos d’água.
Isnar Freschi Soares prefeito de Sarutaiá
Taguaí perdeu um grande líder, um excelente prefeito, um pai de família, um companheiro e um amigo particular. Fomos coordenadores regionais juntos e sempre buscamos fomentar nossas cidades e também a região. Um exemplo a ser seguido.
João Cury
Secretário de Relações Institucionais e Sociais do município de São PauloHomem de fibra e uma referência para a sua cidade amada Taguaí. Uma referência para toda a região em administração pública. Sempre teve um olhar diferente para os mais necessitados.
Valtinho Boranelli prefeito de Tejupá
Levo comigo a lembrança do amigo e homem público exemplar que foi Jair Carniato, lembraremos sempre com amor, carinho e admiração, devemos honrar sua memória vivendo a vida em paz e com alegria, como ele sempre fez. Os meus mais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus ilumine a família neste momento.