A cidade recebe visitantes de diversas cidades, estados e países, graças à riqueza de beleza natural e atrações turísticas.
Graças às belezas naturais, Itararé (SP), município a 345 da capital paulista, sem mantém como um destino turístico no Mapa do Turismo Brasileiro de 2024. A cidade recebe turistas de todos os cantos do mundo, que podem desfrutar de belas paisagens, aventuras radicais e exposições artísticas, que retratam a cultura local.
Para alguns locais, a prefeitura da cidade ainda oferece transporte gratuito para visitação. Veja os principais destinos abaixo:
Gruta da Barreira
Localizada no Parque da Barreira, a Gruta da Barreira possui cascatas e poços naturais esculpidos pelas águas ao longo dos séculos. É um excelente passeio para o fim do dia - pois as andorinhas, pássaros que são símbolo da cidade -, costumam sobrevoar o local, incluindo na programação um espetáculo natural.
A prefeitura oferece transporte gratuito para o parque, todos os dias, das 7h às 18h. Para chegar ao Parque da Barreira, é necessário informar o motorista no momento do embarque qual será o destino.
Morro Chato
Para excelentes "selfies" e fotos estilosas, o pôr do sol do Morro Chato é um destino essencial. O local é aberto aos sábados, das 14h às 18h, e é necessário pagar uma taxa para entrar.
O refúgio é perfeito para visitas românticas ou em família, onde o público fica conectado com a natureza.
Serra da Lumber
Para os turistas mais radicais, a Serra Lumber serve para uma caminhada revigorante, que permite explorar a fauna e flora local. Durante a visita, também é possível observar belos paredões rochosos.
A entrada é gratuita e o acesso é através da estrada que liga a Itararé a Bom Sucesso de Itararé (SP).
Ateliê do Aristides
Para uma experiência cultural, os visitante devem conhecer o Ateliê do Aristides, que reúne esculturas feitas de palha de milho. As obras ficam expostas para visualização ou compra, mediante a agendamento.
Por g1 Itapetininga e Região