14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue
Durante todo mês de junho, o Instituto CCR e a CCR SPVias, em parceria com a Artesp, (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), estão engajados no movimento Junho Vermelho, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e estimulá-las a praticar esse gesto solidário.
Com o mote: “Doe sangue, doe vida. Você é o tipo certo de alguém”, a iniciativa celebra a agenda do junho vermelho – data criada em 2015 pelo Ministério da Saúde, para reforçar junto a população de que doar sangue é um ato de amor ao próximo e cuidado com a vida.
Para isso, ao longo de todo o mês, a Concessionária divulgará mensagens ao público externo por meio de mídias diversas, como os sites e os painéis eletrônicos de mensagens, e ainda ao público interno, pelos canais de comunicação voltados aos colaboradores.
De acordo com a enfermeira da CCR SPVias, Joelma de Oliveira , o apoio à iniciativa reforça o papel da Concessionária em preservar e salvar vidas. “Convivemos diariamente com ocorrências que possuem vítimas que necessitam receber sangue assim que chegam no hospital. Se os estoques desses locais estiverem suficientes, a chance que esse acidentado se recupere é ainda maior”, afirma.
Onde doar?
Banco de sangue
Nos 26 municípios margeados pelas rodovias da CCR SPVias, um dos bancos de sangue ativo é o “Fortunato Minguini”, em Tatuí, que realiza coleta todas às terças e quintas-feiras, das 7h às 10h. O banco de sangue fica na Rua Cônego Demétrio, 948, centro, ao lado da Maternidade do município.
Em razão do aumento do número de casos de Covid e para evitar aglomeração, é obrigatório o agendamento pelo telefone (15) 3205-1333.
Requisitos básicos para doação de sangue:
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);
• Não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação.
Para outras informações, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue