A manutenção de uma boa saúde bucal é de extrema importância para o funcionamento e integridade de todo o nosso organismo.
Nossos dentes são órgãos que se comunicam diretamente aos vasos sanguíneos. Esta relação de proximidade faz com que, uma simples infecção dentária (causada por lesões de cárie profundas) ou periodontal (gengivite/periodontite) promova a circulação de bactérias por todo o restante do nosso corpo.
Em situações oportunas, estas bactérias “circulantes” podem se alojar em outros órgãos e estruturas corporais, tal como cérebro, coração, articulações e etc.. levando a infecções graves e importantes.
As pesquisas recentes mostram que a saúde bucal é mais importante do que é realmente considerada. Estudos comprovam que bactérias do biofilme dental (massinha que fica aderida a superfície dentária após nos alimentarmos), podem estar associadas a doenças sistêmicas como diabetes, aterosclerose, infarto e parto prematuro.
O intuito das visitas periódicas ao Odontopediatra é evitar o aparecimento e agravamento dessas situações clínicas, contribuindo diretamente para a saúde bucal e indiretamente para todo o bem estar físico dos nossos pequenos pacientes.
Por isso o papel da prevenção odontológica é extremamente importante e fundalemental na saúde e qualidade de vida da criança.
- Fartura
- Colunas